Não é segredo que os homens abandonam as relações porque acham que podem fazer melhor. Toda a gente sabe isso. Mas o que as pessoas não sabem é que os homens voltam exatamente pela mesma razão. Eles discernem que a vida antes da rutura era melhor em comparação com a vida depois e que têm de readquirir a felicidade perdida antes que alguém tome o seu lugar e roube a felicidade que é de direitodeles.

Os homens partem e voltam essencialmente porque os seus planos não correm como previsto. Quando terminam com o seu parceiro, sentem-se com poder e em total controlo das suas vidas. Pensam que podem fazer qualquer coisa e estar com qualquer pessoa.

Mas quando põem a teoria em prática, apercebem-se de que sobrestimaram as suas capacidades e subestimaram o valor do ex-parceiro, o que os magoa. E porque os magoa, muda automaticamente a sua mentalidade e obriga-os a pensar nos tempos em que não sofriam tanto.

Normalmente, fá-los pensar nas pessoas que vêem de uma forma confiante, porque essas pessoas podem ajudá-los. Foram os seus sistemas de apoio em momentos de necessidade, por isso podem voltar a ser-lhes úteis. Tudo o que têm de fazer é enviar-lhes mensagens, pedir-lhes desculpa e comprometerem-se com elas.

Por isso, se o(s) seu(s) ex(s) o(s) deixou(aram) e voltou(aram), tem de compreender que os homens saem e voltam porque se apercebem que cometeram um grande erro, que são muito mais infelizes do que eram quando estavam consigo e que têm de fazer alguma coisa antes que seja tarde demais.

Quando os homens compreendem emocionalmente a origem da sua miséria, não querem ficar quietos e não fazer nada. Estão a sofrer, por isso querem acabar com o seu sofrimento o mais rapidamente possível. E a forma mais fácil de o fazerem é reatarem relações com uma ex que deixaram porque essa ex sempre os apoiou e amou incondicionalmente.

Por vezes, decidem voltar porque são rejeitadas por outra mulher e sofrem de uma perda de confiança e de autoestima, mas outras vezes voltam porque se deparam com medos, doenças mentais, stress e perda de esperança.

Regra geral, quanto maior for a dor dos rapazes e quanto menos preparados estiverem para a gerir, maior é a probabilidade de se arrependerem da separação e de voltarem a correr.

Além disso, o seu comportamento antes e depois da separação também desempenha um papel importante nos sentimentos que os homens têm por si, uma vez que representa o seu valor enquanto mulher. Mostra a forma como se vê a si própria (o respeito que tem por si) e o quão forte e fiável pode ser quando um homem se mete em sarilhos e precisa de si para aliviar a sua ansiedade e resolver os seus problemas.

Por exemplo, se implora ao seu ex ou lhe envia mensagens a toda a hora, é óbvio que não representa as características de uma mulher forte. Pelo contrário, representa uma fraca autoestima, fraqueza emocional, falta de independência e incapacidade de esquecer um ex e desfrutar da sua vida sem ele.

Por isso, se te perguntas: "Porque é que os homens partem e voltam sempre?", a resposta é que sempre lidaste com as separações de forma madura e confiante. Mostraste aos homens que o teu mundo não gira à volta deles e que serás feliz com ou sem o seu amor, apoio e validação.

Esta é a maior razão pela qual os homens voltam depois de a terem deixado.

Neste post, também falaremos sobre outras razões pelas quais os homens saem e voltam depois da separação e discutiremos o que deve fazer em relação a elas.

Porque é que os homens partem e voltam?

Há três tipos de homens que partem e voltam, por isso vamos directos ao assunto.

1)Homens que regressam no prazo de um mês

Os homens que voltam dias ou semanas depois da separação normalmente deixam a parceira por impulso. Acabam com a namorada porque estão zangados, irritados ou cansados e têm controlo total sobre a parceira. Mas com o passar do tempo, reflectem sobre o seu comportamento e percebem que foram longe demais e que ainda amam a ex.

Estes tipos começam a preocupar-se com o facto de a ex ter conhecido alguém novo e de ela ter seguido em frente, pelo que processam rapidamente os seus sentimentos negativos, esquecem-se das razões que os levaram a partir e perdem o poder que lhes resta. Quando isso acontece, contactam a ex e pedem imediatamente para voltarem a estar juntos.

Os homens que regressam muito rapidamente precisam apenas de algum tempo para processar a sua raiva, sufoco ou qualquer emoção negativa que associaram à sua ex-parceira.

2)Homens que regressam ao fim de um mês ou meses

Os homens que regressam ao fim de um mês ou dois, normalmente fazem-no porque saem com outras mulheres. Por vezes, traem a ex e partem para outra relação, mas outras vezes começam a sair com outra pessoa pouco tempo depois da separação e recuperam mal com a nova pessoa.

Muito raramente os "dumpers" ainda sentem algo pela ex quando começam a sair com outra mulher. Podem sentir-se um pouco culpados, mas na maioria das vezes estão emocionalmente prontos para sair com alguém novo.

Só voltam a sentir algo pelo ex se a nova relação for muito, muito má. Se for muito má, comparam o novo parceiro com o ex, apercebem-se de como a relação anterior era boa e compreendem a má decisão que tomaram.

Alguns dumpers também precisam de alguns meses para lidar com os seus problemas de compromisso, problemas emocionais/despreparo, medos e sentimentos por outra pessoa. Precisam primeiro de lidar com as suas emoções e com o seu passado antes de poderem formar uma ligação com alguém novo.

3)Homens que regressam ao fim de um ano ou mais

E depois há os homens que regressam ao fim de um ano ou anos. Esses homens não têm experiência de vida e precisam de explorar outras opções antes de poderem apreciar as pessoas que abandonaram. Precisam de ver o que há mais para não se contentarem com a primeira pessoa disponível.

Os homens com esta mentalidade regressam porque namoram ou tentam namorar outras pessoas, apercebem-se de que são responsáveis por alguns dos seus erros e aprendem a apreciar as relações estáveis.

Muitas vezes, são precisos anos ou décadas até que a vida lhes dê limões e lhes ensine que as suas relações falharam porque não se desenvolveram como pessoas. Mas é assim que as coisas são. As pessoas precisam de aprender as suas lições da forma mais difícil, através do fracasso. E não há melhor forma de o fazer do que experimentar as coisas boas e más da vida.

Como já foi referido, todos estes três tipos de homens regressam pelas mesmas razões: todos eles se deparam com problemas imprevisíveis que ultrapassam a sua capacidade de resolução, pelo que procuram opções alternativas para sarar as suas feridas.

Abaixo pode ver uma infografia que descreve 6 tipos de homens que partem e voltam.

8 razões pelas quais os homens saem e voltam

1)Foste bom para eles

Se há uma razão para os homens abandonarem as relações, também há uma razão para voltarem, e essa razão tem a ver com os benefícios que podem obter de si.

Se formos simpáticos para eles, podem receber amor, apoio, validação, encerramento, aceitação, segurança, familiaridade e estabilidade emocional e financeira.

Querem que as coisas voltem a ser como eram, porque o passado é muito mais gratificante e apelativo para elas do que o seu presente infeliz.

Quando os homens voltarem, tem de se certificar de que eles a querem de volta pelas razões certas - para investirem em si - e não apenas para a usarem para consertar os seus corações partidos e voltarem a tomá-la como garantida. Só porque é uma boa pessoa, não significa que deva deixá-los aproveitarem-se da sua bondade.

Por isso, esteja atento a qualquer comportamento estranho e afaste-se ao primeiro sinal de desinteresse, frieza e falta de vontade de investir em si. As pessoas que se aperceberam dos seus erros vão tentar redimir-se porque sabem que fizeram asneira da grossa.

2) Sentem-se sozinhos, invejosos, ciumentos

Outra razão pela qual os homens voltam depois de algum tempo é porque se sentem sozinhos, invejosos ou ciumentos. Muitas vezes, esses homens não conseguem criar uma vida satisfatória para si próprios depois da separação, pelo que se comparam com a ex-parceira e anseiam pelo sucesso da ex.

Como resultado, vêem a ex como uma pessoa que os pode ajudar a ter sucesso em áreas da sua vida em que não têm sucesso e ficam obcecados com a ex ao ponto de não falarem com ela e não terem o que ela tem, o que os magoa.

Quando estão a sofrer, a única coisa que lhes resta fazer é telefonar ao seu ex e pedir-lhe outra oportunidade.

3)Estão numa má relação ou acabaram de sair de uma

Nada faz com que os homens se arrependam mais de terem deixado a sua ex do que comparar a sua nova relação mal sucedida com a relação bem sucedida que tiveram com uma ex. Uma comparação lado a lado ensina-lhes essencialmente que abandonaram uma relação valiosa que é mais rara do que imaginavam e que podem ter cometido um grande erro.

Muitas pessoas têm medo de que o seu ex se volte a relacionar com alguém novo porque ainda gostam dele. Mas deixe-me dizer-lhe que as relações de ricochete são a melhor forma de os homens começarem a valorizar o que antes consideravam garantido. Não há melhor forma de se aperceberem dos seus erros e de se arrependerem das suas decisões porque as relações de ricochete fazem com que os homens vejam que são incompatíveis com o seu novonamorada.

Os regressos não só os fazem ver que são incompatíveis, como também os fazem sentir que são emocionalmente diferentes. Devido a este desajustamento emocional, os homens magoam-se, arrependem-se de ter reatado com a nova pessoa e procuram muitas vezes uma opção de recurso para sarar as feridas.

Essa opção de reserva é normalmente um dos seus ex recentes, porque já têm uma ligação com essa pessoa. Sabem como é o seu ex, mas, mais importante, sabem que o seu ex pode ainda querê-lo de volta porque foi ele que o deixou (tinha todo o poder).

4)São abandonados

A rejeição romântica é um dos maiores incentivos para voltar para um ex. Dói tanto que dá vontade de fazer qualquer coisa só para acabar com a dor.

É possível que o seu ex também tenha sido abandonado ou rejeitado e pense que a única forma de recuperar emocionalmente é voltar a ter contacto consigo e receber o seu apoio. Um tipo que pensa assim pode parecer muito carinhoso, mas é preciso ter em conta que ele pode ter voltado apenas para sarar as feridas.

Como mulher com respeito por si própria, deve certificar-se de que o homem está a dirigir o seu amor para si porque gosta de si e a respeita e não porque a vê como o seu estojo de primeiros socorros.

Pode determinar se ele voltou para si se parecer recetivo, arrependido, apologético e entusiasmado em investir tempo e energia na relação.

5)Ficam deprimidos ou magoados

Alguns homens vêm a correr porque estão deprimidos ou magoados por algo ou alguém. Precisam de ajuda para lidar com as suas circunstâncias infelizes, por isso contactam a primeira pessoa disponível - o seu ex. A razão pela qual contactam o seu ex é que o seu ex pode dar-lhes poder com amor e reconhecimento.

Ela pode curar as suas feridas e provar que é forte e fiável.

Se vir que o seu ex está a lutar mentalmente, é óbvio que ele voltou porque está a sofrer. Ele precisa da sua ajuda. Mas a verdadeira questão que deve colocar a si própria é: ele aprendeu a lição? Pode dizer que sim se ele lhe der prioridade e mostrar vontade de ser responsável e fazer as coisas bem da próxima vez.

6)Eles vêem que está a seguir em frente

Por vezes, os homens inseguros voltam porque não suportam ver a sua ex a seguir em frente. São tão ciumentos que contactam a sua ex e exigem que voltem a ficar juntos. Esses homens normalmente voltam e partem de novo muito rapidamente porque voltam pelas razões erradas.

Regressam porque se sentem sozinhas, ciumentas e infelizes por estarem sozinhas, especialmente se o seu ex está a namorar com alguém novo e elas não.

Escusado será dizer que é preciso ter cuidado com os rapazes inseguros/impulsivos, pois podem fazer com que deixe o seu novo parceiro e deixá-la quando deixarem de sentir ciúmes.

7)Começam a ver as coisas com clareza

Quando as mulheres se afastam dos homens durante semanas ou meses, demonstram força e independência e provam que conseguem sobreviver sozinhas.

Isto faz com que os homens vejam e sintam que não são tão importantes como pensavam e que podem ter subestimado a sua ex. Como resultado, começam a ver as coisas com clareza, processam rapidamente a sua necessidade de espaço e tornam-se muito mais receptivos.

Pensar na ex-namorada de uma forma positiva permite-lhe, essencialmente, fazer o progresso emocional necessário para desenvolver novamente os seus sentimentos.

E é por isso que tipos como este são os mais seguros para voltar. Eles voltam mais por ti do que por eles próprios.

8)Eles só querem ser seus amigos ou amigos com benefícios

A última razão pela qual os homens saem e voltam é que não querem perdê-la completamente. Querem-na na vida deles de alguma forma, mas não sabem quanto de si querem. É por isso que oferecem amizade ou amizade com benefícios.

Se te respeitas a ti própria, não deves aceitar nada menos do que aquilo que estás disposta a negociar. Deves aceitar apenas aquilo que estás emocionalmente pronta e racionalmente disposta a ter com um homem.

Lembre-se sempre que as amizades podem esperar, mas a sua saúde emocional não.

Como se pode ver, os homens não voltam como nos filmes. Há sempre uma razão para voltarem a apaixonar-se pelas ex-namoradas e essa razão é, na maior parte das vezes, criada por um acontecimento desfavorável que os faz desejar o passado.

Porque é que os homens se vão embora e voltam dias, semanas, meses ou anos depois da separação? Dê a sua opinião abaixo.

Além disso, se quiser falar connosco sobre a sua separação ou separações, vá à nossa página de coaching para saber mais.