Muitos dumpees (e por vezes) até dumpers pensam para si próprios, " Porque é que tenho tantas saudades do meu ex? Devia estar a seguir em frente, não a ter saudades do meu ex ou a preocupar-me com o que ele anda a fazer ."

Se tem muitas saudades do seu ex, saiba que é completamente natural que sinta isso, pois significa que é um ser humano saudável, capaz de recordar os tempos em que amava e se sentia amado.

É perfeitamente normal.

De facto, seria quase impossível não sentir saudades do seu ex se a vossa relação fosse de longa duração e se tivesse partilhado com ele muitos momentos de que realmente gostou.

É por isso que hoje, dependendo do seu estado de espírito, deseja emoções felizes do passado e deseja profundamente poder revivê-las com a mesma pessoa.

O único problema é que não pode revivê-las. O seu ex já não faz parte da sua vida romântica e provavelmente desapareceu para sempre.

E porque tem consciência disso, teme nunca mais voltar a sentir os sentimentos familiares de alegria e conforto.

Está feliz com as boas recordações que teve com o seu ex, mas tem medo de nunca mais as viver no futuro.

É uma sensação de incerteza muito assustadora.

Por isso, se não consegue deixar de sentir saudades do seu ex, a primeira coisa que deve compreender é que as suas emoções nostálgicas são extremamente inflacionadas.

São muito maiores do que eram na altura em que as encontraste, pois não te sentias tão forte, nem tão triste com elas, apenas desfrutavas e apreciavas o momento e não te preocupavas em não voltar a vivê-lo.

Eras uma pessoa despreocupada.

Isto significa que há uma razão para que, por vezes, se sinta emocionado com o seu ex. Essa razão é que está a olhar para a sua relação com óculos cor-de-rosa.

Graças à sua perceção nostálgica, tudo no seu ex parece brilhante e cintilante. As sensações agridoces no seu estômago fazem-no ver dessa forma.

E isso acontece porque nos incomodam durante tanto tempo que acabam por ultrapassar as nossas defesas emocionais e fazem-nos esquecer as razões pelas quais a nossa relação se desfez.

Se é uma pessoa que abandonou o lar, pode sentir-se nostálgica porque o seu novo parceiro não corresponde às suas expectativas. Ou talvez não esteja muito feliz com o seu estilo de vida atual e esteja agora a comparar o antes e o depois.

E se for a pessoa que está a ser abandonada, é provável que sinta falta do seu ex porque está a sofrer com a separação e sente falta de o ter ao seu lado.

Sente falta dos sorrisos, dos abraços, dos beijos, das gargalhadas, das piadas internas e das coisas que faziam a vossa relação valer a pena.

Neste post, vamos falar sobre as razões pelas quais tem saudades do seu ex. Também vamos falar sobre as razões pelas quais tem saudades de uma pessoa que não era boa para si, incluindo narcisistas e pessoas fisicamente/emocionalmente abusivas.

Porque é que tenho tantas saudades do meu ex?

A razão mais plausível para ter saudades do seu ex é a infelicidade.

É a razão pela qual as pessoas traem, monkey-branch - e é também a razão pela qual sentem falta do seu ex.

É o catalisador de tudo o que é negativo numa relação e depois dela, uma vez que afecta muito o humor e desencadeia o desejo de compreensão, amor, carinho e apoio.

Isto significa que tem saudades do seu ex, porque a nostalgia deriva do arrependimento, da infelicidade, da depressão, do desconforto, da mágoa, da angústia e da dor.

Por isso, sempre que der por si a sentir saudades do seu ex, comece por analisar a sua felicidade interior.

Ao fazê-lo, perceberá quase instantaneamente se a sua saúde emocional está como deveria estar e se sente falta do seu ex porque está infeliz com a sua situação de vida atual.

Se está infeliz, saiba que o seu cérebro está a tentar ajudá-lo a livrar-se da sua infelicidade, recordando-lhe os bons momentos que partilhou com o seu ex.

Aconselha-o a optar pela solução mais rápida, que é contactar o seu ex e reviver os momentos de alegria do passado.

Mas se pensarmos nisto por um momento, é provável que nos apercebamos que o nosso cérebro não está a ser muito razoável.

Na verdade, está a ser uma grande treta, pois não lhe oferece soluções práticas que o beneficiem a longo prazo.

Em vez disso, está a agir completamente por instinto, fazendo o seu melhor para o convencer de que deve considerar tomar atalhos.

Atalhos que normalmente não são os melhores para si, pois tendem a sair pela culatra e a causar mais dor e tristeza.

Porque é que sinto tanto a falta da minha ex-mulher/ex-marido?

Para além da infelicidade geral, há outras coisas que podem fazer com que sinta falta da sua ex-mulher, ex-marido, ex-namorado ou ex-namorada.

São os chamados padrões e rotinas - coisas que fazia regularmente com o seu ex, mas que já não faz agora que se separaram.

Algumas rotinas e padrões que pode sentir falta de fazer com o seu ex são

  • cozinhar em conjunto
  • lavagem de automóveis
  • compras
  • fazer tarefas domésticas
  • acordar ao lado do seu ex
  • ver filmes
  • ir de férias
  • jogar videojogos
  • etc

Quando estava com o seu ex, ancorou as emoções felizes a certas rotinas, hábitos e padrões.

É por isso que, hoje em dia, sempre que fazemos algo que costumávamos fazer com o nosso ex, activamos inadvertidamente a região da nostalgia no nosso cérebro e sentimos uma saudade louca do nosso ex.

Lembra-se de que o seu ex tornou a sua vida mais conveniente em muitos aspectos e que ele ou ela o apoiou, talvez até mais do que o seu atual namorado/namorada ou a sua vida de solteiro.

Por isso, se tem saudades da sua ex-mulher ou do seu ex-marido, lembre-se de que partilhou muitas rotinas e hábitos com o seu ex.

Vocês foram as metades melhores um do outro durante muito tempo. Por isso, tecnicamente, é completamente normal que sinta muitas saudades do seu ex, mesmo agora que já não estão casados/juntos.

Os velhos hábitos não desaparecem de um dia para o outro, demoram muitos meses ou mesmo anos a desaparecer.

Porque é que tenho saudades do meu ex tóxico?

Sente falta do seu ex tóxico, emocionalmente abusivo, traidor ou narcisista por algumas razões possíveis:

  1. O teu ex deixou-te e feriu a tua autoestima e o teu ego.
  2. A sua vida não está a correr como deseja, por isso está a sobrevalorizar o passado e a imaginar uma ilusão.
  3. É invejoso, ciumento ou arrependido.
  4. Não se ama a si própria o suficiente e deseja que o seu ex a ame para se sentir melhor.
  5. Por alguma razão, ainda tem esperança de que o seu ex mude e volte a ser a pessoa que deveria ter sido desde o início.

Qualquer que seja a razão para ter saudades do seu ex, não tem saudades do seu ex tóxico pelas razões certas.

É provável que sinta falta dos seus pontos positivos e não dos pontos que tornaram a vossa relação disfuncional.

Se tem dificuldade em perceber por que razão sente falta do seu ex tóxico, responda às seguintes perguntas com um sim ou um não:

  1. Sente mais falta da personalidade do seu ex do que da sua presença?
  2. Sente falta da forma como o seu ex a fazia sentir regularmente?
  3. Se hoje encontrasses o teu ex pela primeira vez, gostarias de passar pelo mesmo tipo de experiências?

Se a maioria das suas respostas foi "não", provavelmente não sente falta do seu ex emocionalmente abusivo, mas sim da ideia de ter alguém com os pontos positivos do seu ex ao seu lado.

Sente falta de quem o seu ex poderia e deveria ter sido, em vez de quem o seu ex foi e como o tratou.

Porque é que sinto falta do meu ex quando estou bêbado?

Muitas pessoas sentem saudades do seu ex quando estão bêbadas. Ligam bêbadas para o seu ex, pedem desculpa por terem ligado, dizem que o amam e fazem muitas coisas estúpidas de que normalmente se arrependem no dia seguinte.

A razão pela qual o fazem é o facto de o álcool ter um efeito especial nas pessoas.

Algumas pessoas discutem, falam mal, procuram conflitos, e outras riem, namoriscam, fazem grandes favores aos outros e até choram.

É impossível categorizar toda a gente, mas a questão é que as pessoas tendem a comportar-se de determinadas formas quando estão bêbadas.

Para si, o álcool altera de tal forma o seu estado de espírito que o faz apreciar o seu ex. Aumenta o seu sentimentalismo e ajuda-o a recordar que o seu ex era uma boa pessoa.

Mas, a não ser que esse sentimentalismo se mantenha mesmo depois de ter ficado sóbrio, eu provavelmente não o analisaria muito.

É apenas uma mudança de humor que ocorre quando o álcool afecta os seus neurotransmissores.

Porque é que de repente sinto falta do meu ex?

As pessoas não começam a sentir falta do seu ex de um dia para o outro, a não ser que sonhem com ele e esse sonho as afecte de forma negativa.

Mas para as pessoas que não são afectadas por um sonho e que, de repente, sentem falta do seu ex, há duas explicações possíveis que me ocorrem:

  1. A pessoa pensou no ex recentemente e/ou quis falar com o ex. Por conseguinte, o valor do ex aumentou gradualmente, um dia de cada vez.
  2. Algo afectou o seu estado de espírito (temporário) e afectou a forma como vê o seu ex. Algo como ver os seus amigos ou familiares a casarem-se e a seguirem em frente com as suas vidas (inveja).

Faças o que fizeres, não penses que, de repente, sentes falta do teu ex por causa de uma força que não tem explicação científica.

As ocorrências sobrenaturais não têm nada a ver com a saudade de um ex-parceiro. São o tipo de disparates que os idiotas dizem a si próprios para aliviar a sua ansiedade.

Por isso, tente ser racional e procure um significado por detrás do seu sentimentalismo. Se fizer um exame de consciência e olhar para dentro de si, é provável que encontre a razão pela qual sente falta do seu ex.

Porque é que sinto falta do meu ex ao fim de um ano?

A maior parte das separações demora cerca de 8 meses a ultrapassar. Depende muito do facto de ser a primeira separação e, claro, da forma como a pessoa a encara.

Se a pessoa levar a mal e sofrer de ansiedade extrema de separação, é provável que não consiga processar a separação durante muito tempo.

É provável que sinta falta de um ex durante mais de um ano - até dois anos.

Mas se uma pessoa é uma pessoa que deixou a casa e se pergunta: "Porque é que sinto falta do meu ex ao fim de um ano", então as circunstâncias são ligeiramente diferentes.

Provavelmente, esta pessoa já se libertou das emoções sufocantes da separação e já não vê o seu ex de uma forma negativa e indigna de uma relação.

Tudo o que esta pessoa vê é um ex que se manteve fiel ao seu lado até ao fim.

Agora sente falta de um ex pela pessoa que o dumpee era.

Porque é que não consigo deixar de sentir saudades do meu ex?

A razão pela qual a maioria das pessoas não consegue deixar de sentir a falta dos seus ex é que não querem realmente deixar de sentir a falta deles.

Preferem auto-satisfazer-se com pena, tristeza, dor e nostalgia - e encontrar um milhão de desculpas para não deixarem de sentir saudades do ex, em vez de uma única para poderem.

Estas pessoas nunca aprenderam a viver a sua vida por si próprias e tendem a viver no desconforto. Estão tão habituadas à ansiedade ou à depressão criadas pela nostalgia que pensam que devem ficar obcecadas com o seu ex para seu próprio bem.

Para elas, o seu ex é a fonte de energia que as carrega negativamente e, sem essa carga negativa, sentem que a sua vida não tem direção ou sentido.

Se já passou um ano ou anos desde que o seu ex acabou consigo e ainda sente saudades dele todos os dias, deve fazer o que o famoso filósofo William James sugere.

"Altera a tua vida alterando a tua atitude mental."

Isto significa que pode deixar de sentir saudades do seu ex, distraindo-se e mudando os seus pensamentos. E quando muda os seus pensamentos, as suas emoções e atitude irão segui-lo rapidamente.

É tão simples quanto isso, mas muitas pessoas que se encontram numa espiral descendente detestam absolutamente reunir a força de vontade para fazer aquele último esforço para se separarem do seu ex.

Têm tanto medo do que pode correr mal se abandonarem a familiaridade que deixam de olhar para novas oportunidades no horizonte.

Se tens tantas saudades do teu ex que até te dói, quanto tempo passou desde que tu ou o teu ex se foram embora, deixa um comentário abaixo deste post.