Se uma rapariga o bloquear, isso não significa necessariamente que o ama. Pode apenas significar que precisa de tempo para si própria e que está a tentar proteger-se de ser magoada ou de se sentir enojada e irritada. Qual destas três emoções ela sente depende da ligação que tinha consigo antes de o bloquear.

Se ela era sua amante e se tornou ex, é provável que o tenha bloqueado por repulsa e raiva. Ela já não suportava a sua presença porque ficou ressentida consigo.

Se foi uma pessoa com quem teve alguns encontros, é provável que o tenha bloqueado porque não ficou satisfeita com algumas das coisas que disse ou fez. Sentiu-se incompreendida e decidiu separar-se sem ter uma conversa embaraçosa sobre o assunto (muitas pessoas fazem isto porque têm medo de ser honestas).

E se ela estava mesmo interessada em si, mas você foi mau e pouco recetivo ao longo da relação ou durante a fase de namoro, é possível que ela o tenha bloqueado para deixar de se sentir indigna e infeliz. Nesse caso, a rapariga bloqueou-o para deixar de pensar em si e concentrar-se nela própria.

Se quer que essa pessoa o desbloqueie e, com sorte, volte a comunicar consigo, tem de compreender que isso pode levar tempo e paciência. Ela pensou muito antes de o bloquear, o que significa que vai levar tempo a desbloqueá-lo e que não quer que a chateie.

Se tentar argumentar com ela enviando-lhe mensagens numa plataforma onde ela ainda não o bloqueou, o mais provável é que a sufoque e lhe diga que precisa mais dela do que a respeita.

Isto, por sua vez, dar-lhe-á mais poder e controlo e colocá-lo-á à sua mercê se ela decidir desbloqueá-lo.

Por isso, antes de perseguir alguém que o bloqueou, tenha em conta que ela não quer nem merece a sua atenção neste momento. Ela pode estar magoada, mas decidiu lidar com essa mágoa sozinha. Não importa se a ignorou sempre que ela lhe abriu os seus problemas ou se fez algo que nunca ninguém deveria fazer.

Agora que está bloqueado, não deve tentar desbloqueá-lo. Pelo menos não implorando-lhe que fale consigo. A única forma de o desbloquear é mantendo-se afastado dela e deixando que ela o desbloqueie de livre vontade.

Só assim recuperará o seu poder e importância e terá outra oportunidade de fazer as coisas bem.

Se está convencido de que quando uma rapariga o bloqueia significa que o ama, leia este artigo. Pode mudar a sua perspetiva sobre o comportamento de bloqueio e dar-lhe algumas dicas sobre o que fazer.

Porque é que as pessoas bloqueiam os outros?

A maioria das pessoas bloqueia os números de telefone e as contas das redes sociais dos outros porque se sente desrespeitada ou subvalorizada. Sentem que a pessoa com quem falam lhes dá muito menos do que eles dão (ou demasiada atenção), por isso aguentam a "injustiça" durante o máximo de tempo possível até explodirem e bloquearem.

Estas pessoas não conseguem exprimir à outra pessoa o que sentem, razão pela qual perdem frequentemente o controlo sobre os seus pensamentos e sentimentos e reagem impulsivamente.

A forma como uma pessoa age ou reage depende da sua moral e do seu autocontrolo. Quanto melhor for esta capacidade e esta caraterística, menor é a probabilidade de uma pessoa perder a calma e descarregar na outra pessoa.

Por isso, se uma mulher com quem namorou o bloqueou, tenha em conta que podem existir algumas explicações para o seu comportamento. Mas as mais importantes a que deve estar atento podem ser encontradas na imagem abaixo.

Apesar de bloquear, ignorar, ameaçar e deixar de usar as redes sociais ser indesculpável, também é possível que algo que tenha feito tenha feito com que essa pessoa se sentisse desconfortável, assustada, zangada ou desrespeitada. O meu conselho é que reflicta sobre o seu comportamento e descubra se, de alguma forma, contribuiu para o bloqueio dela.

Poderá aperceber-se de que não foi tão atencioso com os sentimentos dela como pensava.

Se ela o bloqueia enquanto estão juntos

Se uma rapariga numa relação o bloqueia durante uma discussão ou um desentendimento, ela ainda o ama. Ela ainda está consigo, por isso, sim, o amor e a ligação ainda existem.

Se você e a sua namorada não encontrarem uma forma de quebrar este padrão de bloqueio e desbloqueio, em breve vão acabar por se separar - provavelmente para sempre.

Pode não ser agora ou no próximo ano, mas, eventualmente, a vossa relação vai chegar a um ponto sem retorno e deixar a pessoa mais apegada de coração partido. Por isso, antes que chegue a esse ponto, fale com a sua namorada (quando ela o desbloquear) e saiba porque é que ela o bloqueou.

Quer seja por causa de algo que fez ou porque ela tem um fraco controlo dos impulsos, a comunicação é algo que terá de ser trabalhado. Terão também de prometer um ao outro não repetir os mesmos comportamentos, desenvolver o autocontrolo e comprometer-se a pensar positivamente.

Crescer por dentro vai levar tempo, mas se tiver vontade de crescer, não há razão para não conseguir ultrapassar este problema de bloqueio.

O mais importante, neste momento, é esperar que a sua namorada ultrapasse a raiva e a dor. Ela tem de ver que foi longe demais e voltar para pedir desculpa. É nessa altura que pode propor mudanças e melhorias e, eventualmente, considerar a hipótese de fazer terapia de casal.

Nem sempre é fácil levar a sério os conselhos do seu parceiro sobre a relação, porque considera que as suas opiniões são subjectivas. Mas um terapeuta ou um amigo não tendencioso com experiência em relações pode indicar-vos a direção certa.

Ele ou ela pode dizer-lhe que as pessoas imaturas e com pouco autocontrolo bloqueiam as pessoas e que têm de se respeitar mutuamente ou a relação desmoronar-se-á sobre si própria.

Por isso, se quer que a sua relação seja bem sucedida, comece a trabalhar em si imediatamente. A sua namorada pode juntar-se a si assim que regressar e vir que está a falar a sério sobre fazer algumas mudanças importantes.

Se ela o bloquear após alguns encontros

Se uma rapariga o bloquear após um encontro ou alguns encontros, tem de saber que ela não gosta suficientemente de si. Ela pode sentir-se mais atraída por outros rapazes e não consegue concentrar-se em si até tentar a sua sorte com eles.

Seja o que for que faça, não se culpe pelo comportamento dela. O facto de ela o ter bloqueado não significa que a culpa seja sua. É possível que ela o tenha visto de forma diferente do que você se apresentou e que, em vez de falar consigo, tenha ficado frustrada e desistido de si.

Se for esse o caso, não lhe resta muito mais a fazer. A rapariga não está claramente aberta à comunicação e pensa que não vale a pena continuar a relação consigo. Pelo menos, não agora que se separou e o afastou.

Então, o que fazer enquanto ela se concentra em si própria e nos outros?

Concentra-se em si próprio e faz o seu melhor para perceber que ela desistiu de si muito rapidamente. Ou não gosta de si, ou gosta de outra pessoa, ou quer continuar a sair com pessoas para ter a certeza de que escolhe "o tipo certo".

Só o tempo dirá quais são as suas intenções.

Mas, enquanto segue em frente, deve ter em conta que bloquear pessoas sem uma explicação é mau e indelicado. É indelicado mesmo que ela não esteja emocionalmente preparada para uma relação e precise de tempo para ultrapassar o seu ex.

As pessoas têm a capacidade de exprimir os seus pensamentos e sentimentos. Se não souberem usar essa capacidade, é evidente que não a desenvolveram e que se concentraram em coisas menos importantes. Lembre-se disso quando estiver a ter dificuldades em amar-se a si próprio.

Se ela o bloquear depois da separação

Quando uma ex-namorada o bloqueia depois da separação, é quase sempre por raiva e desprezo. Ela já não tem interesse nem paciência para comunicar, por isso faz a coisa mais auto-protetora que lhe ocorre.

Ela bloqueia-o e afasta-o.

Ao fazê-lo, ela deixa rapidamente de se sentir sufocada e repelida e garante a si própria uma vida cheia de alívio.

A melhor coisa a fazer em relação a uma ex-namorada que está a bloquear é não fazer nada. Deve lembrar-se que ela está a passar pela fase do "dumper" e que não vai reagir bem a nada do que tenha para dizer. Ela não vai reagir bem, especialmente, se for forte e exigir algum tipo de explicação sobre o motivo pelo qual ela o bloqueou depois de tudo o que fez por ela.

As pessoas que abandonam a casa e recorrem ao bloqueio não querem dar explicações, apenas querem ser deixadas em paz e desfrutar de tudo o que a sua nova vida tem para oferecer.

Por isso, se a sua ex acabou consigo e o bloqueou, lembre-se de que a sua ex já não o ama e que não o amará até ter processado a separação e ter encontrado uma nova razão para o amar. Uma nova razão para o amar é algo que ela só pode encontrar se não conseguir encontrar o amor ou o amor-próprio na sua jornada para uma vida mais feliz.

Enquanto a sua ex está a tirar tempo para descobrir se está feliz, certifique-se de que trabalha nos seus defeitos e a ultrapassa. Terá de fazer muitas mudanças pessoais se quiser que a sua próxima relação seja melhor e mais forte.

Sei que é difícil ser paciente neste momento e concentrar-se em alguém que não seja ela, mas tem de compreender que as pessoas bloqueiam os seus ex porque se recusam a enfrentar as suas emoções negativas. Em vez de tentarem compreendê-las e lidar com elas, afastam-nas e escondem-se delas.

Isto significa que, da próxima vez que se sentirem sufocados ou infelizes, fazem exatamente a mesma coisa: bloqueiam a pessoa que os faz sentir desconfortáveis e fingem que a culpa é dessa pessoa.

Se a sua ex o bloqueou, tente não se culpar demasiado. A sua ex também tem defeitos, só não sabe que os tem porque está a controlar as suas emoções neste momento.

Mas quando ela perder o controlo, será apresentada à dor e perceberá que também precisa de se auto-investir. E é aí que ela voltará e será forçada a passar por uma transformação pessoal.

As pessoas não bloqueiam os outros por amor e carinho, fazem-no para se protegerem

Se a rapariga com quem namorou o bloqueou, é óbvio que o bloqueio não indica que ela o ama, mas sim que não o ama e que tem dificuldade em expressar os seus pensamentos e sentimentos.

Se ela te excluiu uma vez, é provável que continue a fazê-lo mesmo depois de teres feito as pazes com ela. As pessoas não mudam sem uma razão. Só mudam quando querem ou quando têm medo de perder o que têm.

Por isso, se quer mesmo ficar com essa pessoa, espere que ela volte para si e recupere o seu poder. Mostre-lhe que não vai ficar com ela se ela não se recompuser e acabar com o hábito de a bloquear. A chave para fazer com que as coisas funcionem com "uma bloqueadora" não é deixá-la controlar, mas sim defender-se quando ela o quiser de volta.

Não se limite a ignorá-lo e a pensar que o problema se resolverá por si só.

A maioria das pessoas não faz coisas más apenas uma vez. Dizem-nas e fazem-nas consistentemente, vezes sem conta, porque se sentem desconfortáveis ou vitimizadas. O mesmo se aplica à rapariga de quem gosta. Ela vai tratá-lo da mesma forma no futuro, a não ser que a oriente na direção certa no momento em que ela o desbloquear e o quiser de volta.

As hipóteses de ela mudar os seus padrões de comportamento antes de o desbloquear são pequenas. Ela pode aperceber-se dos seus erros e querer ser uma pessoa melhor, mas não será uma pessoa diferente assim que o desbloquear e pedir desculpa por o ter bloqueado.

Se não quer que ela o tome por garantido e o trate injustamente outra vez, comunique imediatamente os seus desejos, necessidades e exigências. Por palavras suas, diga-lhe que achou o comportamento de bloqueio dela fraco e desrespeitoso e que esta é a última oportunidade para ela mostrar o quanto quer estar consigo.

O seu trabalho como alguém que foi bloqueado não é ensinar às pessoas o que é certo e o que é errado, mas sim respeitar-se a si próprio e garantir que elas o respeitam e que nunca mais o tratam da mesma forma.

O que achas? Achas que uma rapariga que te bloqueia te ama e quer estar contigo? Diz-me a tua opinião abaixo do post.

E se quiser falar connosco sobre a sua ex-namorada bloqueadora, contacte-nos aqui.