Descobrir através dos seus amigos que o seu ex está a namorar novamente pode ser perturbador, mas ver o seu ex com outra pessoa em pessoa, possivelmente de mãos dadas e aos beijos, é absolutamente chocante. É doloroso porque ainda não está preparado para ver o seu ex tão próximo de outra pessoa.

Não, enquanto tiveres sentimentos pelo teu ex e esperares recuperar o teu ex.

No momento em que encontrou o seu ex, a sua ansiedade, o seu ritmo cardíaco e a sua respiração provavelmente dispararam. O encontro fez com que as suas palmas das mãos suassem, os seus joelhos fraquejassem e a sua voz tremesse. Isto aconteceu devido ao choque e ao medo e ao facto de ter sentido o sabor da realidade.

Se se sente envergonhada pela forma como se sentiu ao ver o seu ex com outra pessoa, não se sinta. A forma como se sentiu e reagiu à ansiedade estava fora do seu controlo. O seu corpo apenas respondeu da forma como foi ensinado a responder pelos seus pais e hábitos pessoais.

Para desenvolver ainda mais esta questão, se em criança sentia muita ansiedade e tinha medo de situações sobre as quais não tinha controlo, o mais provável é que se tenha sentido muito ansioso quando viu o seu ex com outra pessoa. Sentiu-se imediatamente como se sentia quando os seus pais assumiam o controlo, pelo que reagiu ao encontro de forma semelhante à anterior.

Mas se cresceu com mais liberdade e controlo e foi encorajado a exprimir os seus pensamentos e sentimentos, então, muito provavelmente, não se sentiu desesperado quando viu o seu ex. Ainda se magoou porque tinha grandes esperanças, claro, mas não ao ponto de pensar que ia cair. Por outro lado, conseguiu manter o controlo e talvez até tenha sorrido ou acenado ao seu ex.

Estas são duas situações extremas, mas a questão é que os seus sentimentos e reacções dependem da sua educação e dos mecanismos de sobrevivência que desenvolveu.

Por isso, se viu o seu ex com outra pessoa e isso o afectou emocionalmente, saiba que isso o magoou muito porque tinha expectativas em relação ao seu ex. Tinha esperança de que o seu ex pensasse frequentemente em si e que voltasse em breve.

Mas, em vez disso, o seu ex mostrou-lhe que está apaixonado por outra pessoa e que você não está no topo da sua lista de prioridades, o que, por sua vez, a deixou ansiosa e com medo de que os seus piores receios possam ser verdadeiros. Medo de que o seu ex esteja feliz na nova relação e que não volte.

Este post é para quem tem medo de ver o seu ex com outra pessoa. Fique por cá se quiser saber mais.

Ver o meu ex com outra pessoa

Se viu o seu ex com outra pessoa, é provável que esteja a pensar nessa experiência vezes sem conta, lembrando-se das expressões faciais do seu ex, das coisas que ele disse e da forma como a nova pessoa olhava e se comportava à volta do seu ex.

O seu cérebro está em modo overdrive como resultado do encontro e está a analisar tudo o que aconteceu e o que pode acontecer no futuro.

Isto é normal. Não há nada de errado em pensar num ex que não merece os seus pensamentos e o seu tempo. É que ver o seu ex com esta nova pessoa despoletou os seus medos e ansiedade semi-processada. Lembrou-lhe que a pessoa de quem é emocionalmente dependente ainda está por perto e que outra pessoa está a colher os benefícios do seu trabalho árduo.

Porque investiu tempo, emoções e alma na relação, não pode deixar de gostar do seu ex imediatamente. É impossível porque qualquer tipo de investimento (seja emocional, financeiro ou espiritual) cria expectativas. Essas expectativas precisam de tempo e prática para serem abandonadas.

Exigem que se aceite a situação infeliz e que se encontre outra coisa com que se possa contar.

Talvez haja uma forma melhor de dizer isto, mas tem de encontrar coisas e pessoas melhores com que se obcecar. O seu ex não pode ser o objeto principal/mais importante do seu desejo. Se for, vai ter dificuldades enquanto estiver ligado ao seu ex.

Por isso, faça o seu melhor para se desligar do seu ex. Desligue-se lembrando-se de que o seu ex ia começar a namorar com outra pessoa mais cedo ou mais tarde e que você não podia impedi-lo. A sua vida tem de continuar, independentemente do que o seu ex faça e com quem namore.

Não se preocupe com essas coisas porque não tem nada a ver consigo. O seu ex está a namorar outra vez não porque você não seja suficientemente boa, mas porque o seu ex deixou de gostar de si e encontrou outra pessoa para namorar. Escreva isso se precisar. Mas não se culpe pela vontade do seu ex de namorar outra vez.

A auto-culpa vai atrasar a sua cura e tornar a sua vida muito difícil. Muito mais difícil do que quer que seja.

O que fazer quando se vê a ex com outra pessoa?

Agora é tarde demais para dar este conselho, mas da próxima vez que vir o seu ex com o novo namorado ou namorada, pode dizer olá ao seu ex ou passar por ele. O que fizer depende de si, mas se vir que o seu ex não o quer cumprimentar, talvez seja melhor não o cumprimentar também.

Não vale a pena comunicar com o seu ex quando este se sente desconfortável e tenta evitá-lo como a peste. O novo parceiro do seu ex provavelmente também não o quer conhecer. Ele ou ela tem coisas e pessoas melhores com que passar o tempo e com que se preocupar.

Sei que isto soa mal, mas é verdade. Quantas pessoas conhece que estão entusiasmadas por conhecer o(a) ex do(a) seu(sua) parceiro(a)? Não muitas, se me perguntar. Especialmente se o(a) seu(sua) parceiro(a) acabou com o(a) ex há algumas semanas ou meses. Pensar que o(a) seu(sua) parceiro(a) está a ter intimidade com outra pessoa é, no mínimo, desconfortável. Preferem não se sentir estranhos.

Além disso, quanto mais falar com o seu ex e com o novo parceiro do seu ex, mais vai pensar neles mais tarde e perguntar-se o que é que faz com que o novo parceiro do seu ex seja melhor do que você. Tal como o novo parceiro do seu ex, você podia passar sem esses pensamentos e medos, por isso pense se deve mesmo comunicar com o seu ex.

Neste momento, não tem nada a provar ao seu ex. Não pode provar o seu valor e ser validado, mesmo que tente, porque o seu ex já está com outra pessoa e não quer falar consigo.

Se decidir falar com o seu ex, deve ser porque sim:

  • você e o seu ex estão emocionalmente prontos para falar
  • não tem expectativas em relação ao seu ex (não se magoará se ele fizer algo de que não gosta)
  • quer falar de assuntos não relacionados com a relação
  • o novo parceiro do seu ex não se importa

Pode não saber se o namorado ou namorada do seu ex está de acordo com isso, mas se ele parecer desconfortável, provavelmente deve evitar falar ou terminar a conversa rapidamente e sair dali. Pode ser melhor para todos manter o passado no passado e deixar que as pessoas se concentrem no presente.

Ver o meu ex com outra pessoa nas redes sociais

Felizmente, tem muito mais controlo sobre as coisas que vê nas redes sociais do que pessoalmente. Com alguns cliques ou toques, pode impedir instantânea e permanentemente que o seu ex apareça na sua página e entre na sua cabeça. Tudo o que tem de fazer é deixar de seguir (não apagar ou bloquear o seu ex) e negar imediatamente o acesso do seu ex ao seu cérebro.

Se isso não resultar, porque não consegue parar de ver o perfil do seu ex e de se magoar, então pode mesmo apagar o seu ex ou desativar/apagar as suas redes sociais. Sugiro esta última opção para que não se arrependa mais tarde, quando se curar e/ou se aperceber de que podia ter lidado com o seu ex de forma diferente.

Mas a questão é que, se ver o seu ex feliz com outra pessoa nas redes sociais o(a) mata, deve fazer alguma coisa. Não deixe que o seu ex faça spam do seu novo parceiro por toda a Internet e pense que tem de o aturar. A verdade é que não tem de aturar nada nem ninguém. Ninguém espera que esteja de acordo com isso.

Por isso, assuma o controlo da sua vida e faça o que achar melhor para si. Se tiver o autocontrolo para resistir a verificar as redes sociais do seu ex, deixar de o seguir será suficiente. Mas se a separação for recente e ainda não tiver reunido forças para não verificar, então deixar de ser amigo ou desativar a sua conta será uma melhor opção.

Pode até dar a sua conta a um amigo ou familiar durante algumas semanas, até que a vontade de verificar o seu ex diminua. Pode fazer muitas coisas para evitar analisar o comportamento online do seu ex e magoar-se no processo. Só tem de ser corajoso e agir.

Há décadas atrás (antes da Internet), os idiotas só tinham de se preocupar em encontrar o seu ex, ouvir coisas sobre o seu ex de pessoas com quem se relacionavam e receber migalhas de pão do seu ex. Hoje, também têm de se preocupar com o facto de o seu ex publicar fotografias felizes nas redes sociais.

Essas fotografias retratam o melhor da vida dos dumpers, mas mesmo que os dumpees estejam conscientes de que são falsas ou semi-falsas, isso não lhes facilita a vida, porque as recordações do ex causam-lhes ansiedade e obrigam-nos a pensar nele.

Por isso, se ver o seu ex com outra pessoa nas redes sociais o magoa e o impede de seguir em frente, saiba que não tem de continuar a sofrer. Pode fazer o que for preciso para deixar de sofrer, desde que não volte a magoar o seu ex.

Tentar acalmar-se

Se não consegue parar de reviver o momento em que viu o seu ex a sair com outra pessoa, não é altura de perseguir o seu ex na Internet ou de lhe enviar mensagens. É altura de encontrar uma forma de se distrair do seu ex. Rodeie-se de pessoas que o apoiem e procure ajuda profissional, se necessário.

Quanto mais pessoas falarem consigo e se abrirem consigo, menos ficará obcecada com o seu ex e com o seu novo parceiro. Um bom sistema de apoio e uma vida social, em geral, fazem uma enorme diferença na superação do seu ex. Sugiro que leve isto a sério para que possa tirar o seu ex do seu sistema tão rapidamente quanto o seu corpo o permitir.

Algumas pessoas fecham-se em si próprias e não fazem grande coisa depois da separação, limitando-se a pensar na separação vezes sem conta e a esperar que o seu ex volte. Ao fazê-lo, ficam viciadas no seu ex e não conseguem criar uma vida de que se orgulhem e que o seu ex possa respeitar.

Se der ouvidos aos seus instintos, será rejeitada e/ou ficará mais obcecada pelo seu ex. Por isso, afaste-se física e emocionalmente do seu ex.

Faça-o para que possa sarar e deixar de se preocupar com o facto de o seu ex estar numa relação de ricochete ou numa relação que pode tornar-se duradoura.

Ultrapassar o seu ex e superar os medos criados pela separação leva tempo, mas se levar a separação a sério e der tempo ao tempo, não só se sentirá melhor em breve, como também se tornará uma pessoa mais forte e mais sábia.

Se o facto de ver o seu ex com outra pessoa o magoa muito, escreva na secção de comentários o que mais o preocupa.

No entanto, se quiser falar connosco a sós, clique aqui para visitar a nossa página de coaching e obter mais informações.