Antes de discutirmos o que fazer quando o seu ex não pára de o contactar, temos de esclarecer se o seu ex é um "dumpee" ou um "dumper". Se o seu ex é um "dumper", provavelmente sente-se culpado e pensa que não há problema em manter contacto com os seus ex.

O seu ex não sabe ou não se importa que o esteja a magoar e a prolongar o seu processo de desprendimento. Muitas pessoas que abandonam o lar não se apercebem de como o seu ex se sente e do que ele precisa para recuperar. É por isso que fazem coisas que desencadeiam os medos e inseguranças do seu ex.

Fazem com que a ex se sinta abandonada e sem valor - e tornam a separação num inferno para ela.

Por outro lado, se o seu ex é um dumpee, então tem de se perguntar porque é que o seu ex o está a contactar. O seu ex pode estar desesperado para falar consigo, mas está desesperado por uma razão. Essa razão provavelmente tem algo a ver com o facto de lhe ter partido o coração e aniquilado a sua autoestima.

Indiretamente, forçou o seu ex a colocá-lo num pedestal e tornou-o extremamente dependente de si para o amar. Isto acontece com a maioria dos idiotas. Aqueles que amaram o seu ex-parceiro até ao fim desenvolveram expectativas românticas, afeiçoaram-se ao seu ex e, como resultado, precisam de passar pelas fases do luto, começando com a negação e a raiva.

Basicamente, têm de aceitar a separação e libertar-se do seu ex. E têm de o fazer com o mínimo de ajuda possível do seu ex.

Se deixou o seu ex, deve pôr a dor e o infortúnio dele à frente das suas vontades e ajudá-lo a resolver o problema. Não precisa de o ajudar até ao fim, mas deve ser gentil, compreensivo e apoiá-lo durante algum tempo.

O tempo de apoio depende da rapidez com que a pessoa que está a ser abandonada aceita a separação. Normalmente, uma ou duas semanas de apoio são suficientes. Após o apoio inicial, a pessoa que está a ser abandonada tem de encontrar a sua própria força para lidar com a ansiedade da separação e ultrapassar a separação.

Pode continuar a ajudar o seu ex se este precisar de explicações adicionais, mas não deve continuar a ser a pessoa em quem o seu ex confia. Como pessoa que abandonou o seu ex, não tem o poder de curar as feridas do seu ex (a não ser que o aceite de volta, claro).

Mas tem o poder de impedir que o seu ex confie em si, faça amizade consigo e torne as coisas difíceis para ambos.

De preferência, deve ser a pessoa que está a ser abandonada a si própria a reconhecer a necessidade de se auto-priorizar e a afastar-se. Mas se isso não acontecer, então deve tomar a iniciativa e dizer enfaticamente à sua ex que vocês (utilize palavras como "nós") devem ter algum espaço um para o outro e tentar separar-se.

O desapego só pode acontecer se quebrarmos os padrões que geram obsessão e apego. Falar um com o outro, gostar das fotos um do outro, encontrar-se e dormir juntos são apenas alguns dos maus hábitos que manterão a pessoa esperançosa apegada.

É preciso pôr fim a esses hábitos, pois eles vão continuar a dar poder à pessoa que está a ser abandonada. Quando o fizer, vai abrir espaço para que a verdadeira cura comece.

Por isso, se o seu ex não pára de o contactar, não se limite a ignorá-lo ou a bloqueá-lo. Tente primeiro compreender por que razão o seu ex está a tentar contactá-lo. Compreender as mensagens de texto ou as chamadas do seu ex evitará que se sinta culpado depois de ter decidido deixar de falar com ele.

Neste artigo, esclarecemos por que razão o seu ex não pára de o contactar depois da separação e mostramos-lhe também como lidar com os "dumpees" de coração partido e com os "dumpers" de pão ralado.

Quando o seu ex não pára de o contactar

Se um ex que o deixou não pára de o contactar, a primeira coisa que deve fazer é descobrir porque é que o seu ex não o deixa ir. Compreender o comportamento do seu ex fará uma grande diferença na forma como o vê e quais são as suas opções.

A amizade permite que o seu ex mantenha os sentimentos de culpa sob controlo e permite que o seu ex mantenha o controlo da separação.

O seu ex não precisa de controlo para seguir em frente, mas como está habituado a estar no comando, espera que a separação se desenrole nos seus termos, o que explica o facto de o seu ex não ter considerado os seus sentimentos, desejos e necessidades.

O seu ex não se colocou no seu lugar por falta de conhecimento sobre a separação, empatia e simpatia por si. O seu ex apenas fez o que era melhor para ele.

Em termos simples, o seu ex não faz ideia do que está a passar. Ele ou ela pensa que a amizade pós-separação é normal e sente-se no direito de a ter.

Esse tipo de ex não o deixa em paz porque não compreende a importância de o deixar em paz. Um ex-namorado ou ex-namorada desse tipo só pensa em como pode falar consigo e beneficiar de si.

Terá de fazer alguma coisa em relação a isto, porque o seu ex provavelmente não o fará. Ele ou ela continuará a fazer-lhe perguntas de vez em quando e espera que não se importe de manter o contacto.

Se não está bem com isso, não se contente com a amizade. A amizade com um ex-parceiro é mais do que difícil e dolorosa porque não vai ter o afeto que deseja. A única coisa que vai ter é a atenção do seu ex. E isso não é suficiente para se curar e se dissociar do seu ex.

Se não pode ter tudo, tem de se afastar e concentrar-se em si própria, o que lhe permitirá tirar o seu ex do seu sistema, reconstruir a sua autoestima e, finalmente, seguir em frente.

Não perca o seu tempo com o seu ex. Não deve nada ao seu ex. Se o seu ex. acabou consigo, sabia que tinha boas hipóteses de o perder para sempre. Se o seu ex. foi assim tão ingénuo, o problema é dele. Terá de aprender a lição da pior maneira.

Para lidar com um(a) ex que não pára de o(a) contactar, diga-lhe que precisa de espaço e que não responderá a mais mensagens. Diga-lhe que decidiu concentrar-se em si próprio(a) e que o(a) avisará se quiser continuar a ser amigo(a).

Se o seu ex tentar contactá-lo depois disso, diga-lhe que está a falar a sério sobre querer espaço e que, da próxima vez que ele tentar contactá-lo, irá recorrer ao bloqueio. Diga-lhe que não é isso que quer, mas que, se ele não respeitar os seus desejos, não terá outra alternativa.

O seu ex tirou-lhe o seu poder ao terminar a relação, tornando-a emocionalmente dependente dele ou dela e impedindo a sua cura.

Agora é altura de se defender, mantendo o seu ex longe de si. Nada a ajudará a curar-se mais rapidamente e a sentir-se melhor do que desligar-se do seu ex e aprender que não precisa dele para ser feliz.

Por isso, não pense que a pessoa que está a deixar a casa está a contactá-lo porque está a pensar em voltar a namorar. As pessoas que querem voltar a namorar não são extremamente cautelosas nem têm demasiado medo de voltar a namorar.

O medo de que a história se repita não é um problema para a maioria das pessoas que abandonam o lar, porque aqueles que amam o seu ex, contactam-no com a intenção de se reconciliarem.

E também regressam de forma decisiva.

Quando o seu ex não pára de o contactar

Se o seu ex continua a contactá-lo logo após a separação, deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para o ajudar a encontrar uma solução. Sei que é difícil não se sentir sobrecarregado e irritado com o seu ex, mas tem de o ajudar a obter as respostas que procura.

O seu ex merece uma explicação para ter deixado a relação.

Tecnicamente, deveria ter sido dada uma explicação durante a separação, mas se não foi ou se o seu ex precisa de mais explicações, deve dá-las de bom grado ao seu ex. Quanto mais depressa e mais feliz as der, mais depressa o seu ex saberá porque é que a separação aconteceu, ganhará forças para continuar e deixá-lo-á em paz.

Por isso, se o seu ex não pára de o contactar e de lhe fazer perguntas, tente ser paciente com ele durante mais algum tempo. Responda a todas as perguntas que ele lhe fizer e lembre-se de que provavelmente não vai continuar a tentar contactá-lo para sempre. Quando o seu ex se sentir satisfeito com as respostas que lhe der, verá que falar consigo está a atrasar o seu processo de desvinculação.

É nessa altura que o seu ex o deixará em paz e se concentrará noutras pessoas e coisas. No entanto, enquanto o seu ex se sente perdido, mostre-se aberto e preparado para falar sobre a separação. Dê ao seu ex o que ele procura para que ambos possam recuperar da forma que precisam.

Além disso, se o seu ex o contactar semanas ou meses depois da separação, é provável que ele não precise de uma conclusão. O que o seu ex precisa é de se curar. E o seu ex pode e deve conseguir isso sozinho (sem a sua ajuda).

Só assim é que o seu ex se desligará verdadeiramente de si e desistirá de tentar voltar para si.

Se mantiver o contacto com o seu ex, fará com que ele dependa de si durante meses e meses, o que não só lhe dará esperanças desnecessárias, como também o pressionará e o fará querer fugir para as colinas.

E, dependendo da pressão que sente, pode também reagir à pressão de uma forma que magoe o seu ex e complique a separação.

Não será fácil falar com o seu ex se a sua presença o sufocar, mas se se convencer de que ele precisa de uma explicação e de um pouco de ajuda, deve compreender que ser paciente com ele é melhor para ambos.

É melhor para o seu ex, porque o ajuda a curar-se e a distanciar-se de si, e é melhor para a sua consciência e para o crescimento do seu carácter. Aconselho-o a não ignorar as mensagens de texto e os telefonemas da pessoa que está a ser abandonada. Também não bloqueie o seu ex. O seu ex sente-se magoado e indigno de ser amado, por isso tem de ver que, no mínimo, o respeita como ser humano.

O respeito é uma das coisas básicas que o dumpee precisa de si.

Além disso, não prometa à sua ex coisas que não pode cumprir. Não diga que não sabe o que o futuro lhe reserva e que talvez voltem a juntar-se no futuro. A sua ex vai levar a peito tudo o que disser e fizer e esperar que mude de ideias sobre a separação.

Por isso, em vez de dar corda ao seu ex, seja honesto, mas gentil com ele. Tente ajudá-lo ou, pelo menos, não piore as coisas. E se o seu ex continuar a contactá-lo e a contar consigo durante semanas após a separação, diga-lhe que precisam de se afastar um do outro e fazer as vossas próprias coisas. Faça com que o seu ex veja isso como a coisa mais saudável e racional a fazer.

O seu ex precisa de perceber que não há volta a dar e que é do interesse de todos deixarem de se aproximar e começarem a concentrar-se em vocês próprios.

Por que razão acha que o seu ex não pára de o contactar? Partilhe a sua opinião abaixo e entraremos em contacto consigo em breve.

E se pretender uma resposta mais rápida e pormenorizada, inscreva-se para receber formação connosco aqui.