Diz-se que os narcisistas são pessoas altamente competitivas, invejosas e ciumentas e que se zangam e ofendem facilmente. Tudo o que lhes acontece e à sua volta fá-los sentir inferiores e desencadeia as suas inseguranças. As inseguranças ou sentimentos negativos fazem-nos ignorar os pensamentos racionais e obrigam-nos a magoar as pessoas.

Devido aos seus pensamentos doentios, padrões de comportamento e incapacidade de quebrar padrões tóxicos, tendem a fazer justiça pelas suas próprias mãos e a tentar arruinar a felicidade dos outros.

Em vez de deixarem as pessoas em paz ou competirem de forma justa (se por alguma razão tiverem de competir), deitam os outros abaixo e certificam-se de que são o único objeto de admiração.

É assim que conseguem sentir-se satisfeitos com as suas realizações e reunir forças para continuar a sua vida.

Os narcisistas são felizes depois de terem feito da sua vítima um exemplo, mas nunca são felizes. Têm momentos de paz e de tréguas, mas no momento em que algo ou alguém ativa o seu complexo de superioridade, voltam a sentir-se ameaçados e destroem as razões de felicidade dessa pessoa.

Pensam sempre que alguém está a tentar apanhá-los e que precisam de castigar essa pessoa antes que ela ou o seu comportamento tenham oportunidade de os magoar. Este tipo de pensamento torna-os extremamente reactivos e incapazes de ficarem felizes pelos outros, especialmente por aqueles que invejam e de quem sentem ciúmes.

Os narcisistas não se apercebem do quão vingativos e emocionalmente instáveis são. Pensam que os outros são responsáveis pelo seu comportamento e que os outros devem adaptar-se a eles e respeitá-los antes de os respeitarem. Isso explica porque é que as pessoas precisam de ganhar o seu respeito em vez de o terem desde o início apenas por serem humanas.

O maior inimigo dos narcisistas não é outro senão eles próprios. Lutam constantemente contra os seus demónios interiores e têm dificuldade em aceitar as pessoas tal como são. Consequentemente, tentam mudar as pessoas. Se não conseguem mudá-las e manipulá-las para se adaptarem às suas necessidades e estilo de vida, sentem que estão a perder o controlo e tendem a fazer algo drástico.

Na sua mente, as pessoas não merecem ser felizes, e certamente não merecem ser mais felizes do que elas. Especialmente as pessoas com quem namoraram, uma vez que os seus ex eram próximos delas - e, de acordo com a sua crença, não deveriam prosperar sem elas. É demasiado para as suas inseguranças.

Se sentirem que o seu ex está a sair-se bem, ficam magoados, adoptam a mentalidade do olho por olho e, muitas vezes, fazem algo para arruinar a felicidade do seu ex.

Por vezes, contactam o novo parceiro da ex e dissuadem-no de sair com a ex, enquanto outras vezes tentam magoar ou confundir diretamente a ex. Não suportam que a ex siga em frente mais depressa do que eles, por isso tentam afectá-la emocionalmente.

Isso dá-lhes o reconhecimento que tanto desejam.

É claro que nem todos os narcisistas são pessoas ciumentas. Os narcisistas são ciumentos principalmente quando são abandonados e/ou quando se sentem substituídos e ameaçados. Se os narcisistas conhecem outra pessoa, tendem a fixar-se na nova pessoa e não prestam atenção ao seu ex.

É claro que, de vez em quando, pensam na ex, mas não ficam com ciúmes só porque a ex seguiu em frente e encontrou outra pessoa. Os narcisistas têm uma capacidade extraordinária de seguir em frente em relação à pessoa que descartaram. Não precisam de processar a separação porque já o fizeram e substituíram a ex por uma nova fonte.

O ciúme tende a aparecer quando a fantasia se transforma em pesadelo. Quando vêem que a pessoa por quem deixaram o ex ou com quem se juntaram logo após a separação é um jogador ou alguém que não se pode comprometer e dar-lhes paz, ficam com ciúmes da paz e estabilidade do ex.

É nessa altura que podem decidir ir ver o seu ex e procurar validação.

Hoje, vamos falar sobre se os narcisistas ficam com ciúmes quando a pessoa segue em frente. Discutimos os traços narcísicos e apontamos algumas das coisas que um narcisista pode fazer quando sente que a pessoa está a seguir em frente.

O que é que faz com que os narcisistas tenham ciúmes?

Os narcisistas ficam com ciúmes quando a sua vida corre mal e vêem que o ex com quem competem está feliz. Essa comparação tende a acender as suas inseguranças e medos e fá-los questionar o que faz o seu ex feliz.

Se o ex está com alguém novo, analisam as características (superficiais) dessa pessoa e tentam descobrir o que ela tem que eles não têm.

Por vezes, contactam o seu ex e tentam apresentar-se como pessoas mais atraentes, mas outras vezes publicam fotografias nas redes sociais e tentam fazer ciúmes ao seu ex.

Já ouvi muitas histórias em que as pessoas que abandonaram o lar faziam jogos de ciúmes em pessoa e tentavam provocar uma reação do seu ex. Talvez não fossem narcisistas a sério, mas tinham certamente alguns traços narcísicos. Consideravam a separação uma competição e queriam parecer e sentir-se atraentes, apesar de o seu ex estar a recuperar da rejeição.

Esses "dumpers" não tinham qualquer culpa ou vergonha de fazer jogos com a ex e não se importavam em magoá-la. A ex já estava a lidar com a tristeza pós-separação, mas eles faziam-na sentir-se ansiosa e inútil.

Fizeram-no porque partiram do princípio de que o seu ex estava bem e pensaram que ele ou ela não devia estar bem sem eles. Não sem pagar o preço de os ter magoado e desvalorizado.

De qualquer forma, como os narcisistas são ciumentos, querem que o seu ex também seja ciumento, que saiba o que é sentir-se inseguro e substituído, e por isso tentam provar que estão melhor do que o seu ex, apesar de ainda não terem resolvido os seus problemas e inseguranças.

A razão pela qual os narcisistas são como são tem normalmente a ver com a sua infância (trauma) - a forma como cresceram e as relações que tiveram com os seus pais. A genética também desempenha um papel importante, mas são as relações entre pais e filhos e a atenção que recebem ou não recebem que mais dão origem aos seus traços narcísicos.

Essas características permanecem normalmente escondidas ou parcialmente escondidas até se tornarem adultos e terem as suas próprias relações. É nessa altura que já não têm de respeitar os pais e esconder a sua verdadeira natureza, podendo dar tudo por tudo com os seus parceiros românticos.

Os pais narcisistas muitas vezes empurram as suas crenças e tendências narcisistas para os filhos, transformando-os em mini-temas e deixando-os despreparados para o mundo real - que é o mundo que não se dobra à sua vontade.

Isso explica porque é que os narcisistas se debatem tanto quando as pessoas não lhes dão tudo o que precisam. Explodem porque não estão habituados a serem rejeitados e a não receberem o que precisam.

Por isso, se o seu ex narcisista tem ciúmes e se pergunta porquê, provavelmente não é porque o seu ex o quer de volta (a não ser que o tenha deixado), mas sim porque o seu ex não gosta que esteja a seguir em frente e a encontrar a felicidade sem ele.

O seu ex esperava que ficasse infeliz e preso ao passado, mas em vez disso, está a ultrapassar o passado e a aproveitar a sua vida ao máximo.

Normalmente, os dumpers não têm ciúmes porque não sentem nada pela pessoa que está a ser abandonada, mas os narcisistas não são dumpers típicos. Levam as separações muito a peito e sentem que têm de vencer o seu ex no jogo da vida.

Se estiverem melhor, podem concentrar-se em si próprios e sentir-se bem consigo próprios; se não estiverem melhor, sentem-se muitas vezes tentados a utilizar várias técnicas de manipulação e a fazer todo o tipo de jogos mentais.

É a única forma de competir com um ex que parece estar a ir bem e que não lhes presta muita atenção.

Os narcisistas precisam de ser os melhores em tudo, precisam de ser os mais felizes, os mais bonitos, os mais valorizados, os mais ricos - e ter os melhores parceiros.

Não compreendem que a verdadeira felicidade vem de dentro (auto-aceitação) e que as coisas contra as quais estão a competir não vão melhorar as suas vidas, apenas lhes darão um impulso temporário ao ego e desperdiçarão a sua oportunidade de crescer.

Aqui estão 8 coisas que deixam os narcisistas com ciúmes quando seguimos em frente.

Para que um narcisista fique ciumento ao ponto de descarregar as suas frustrações em si, tem de o considerar como concorrência, ser vingativo, não ter moral, autocontrolo e limites e, acima de tudo, não estar muito bem emocionalmente, fisicamente, financeiramente, romanticamente ou de qualquer outra forma.

Quando estas condições estão reunidas, um narcisista fica com ciúmes e faz tudo o que estiver ao seu alcance para fazer com que os problemas dele sejam também os seus. Um narcisista fá-lo-á tentando fazer-lhe ciúmes, zangando-se consigo se não reagir (ou reagir mal), sendo extremamente simpático consigo ou procurando validação de todas as formas possíveis.

É de esperar que um narcisista queira muito a sua atenção e não desista facilmente, pois não está habituado a abdicar do controlo e a ser ignorado e menosprezado por aqueles com quem compete.

Coisas que os narcisistas fazem quando estão com ciúmes

Quando um narcisista tem ciúmes, normalmente não se retrai e mantém-se ciumento. Na maioria das vezes, o narcisista tenta estragar a sua diversão, obter a sua atenção e validação, ou fazer-se sentir melhor.

Um narcisista fará algo que acaba com o seu ciúme e complica as coisas para si.

Um narcotraficante vai:

  • eliminá-lo e bloqueá-lo
  • combater o ciúme com o ciúme (tentar provocar ciúme)
  • troçam de si e ignoram ou menosprezam os seus problemas
  • pedir-lhe para deixar o seu parceiro e concentrar-se apenas nele
  • recusam-se a dar uma conclusão e culpam-no por tudo
  • tentar fazer com que se arrependa de o ter perdido
  • e tentam controlar as suas emoções, escolhas, felicidade e direção na vida

Um narcisista faria qualquer coisa para sentir que tem uma palavra a dizer na sua vida e que as suas palavras e acções o afectam emocional e comportamentalmente. Ao ver que o afectam, um narcisista sentirá que tem controlo sobre si e que pode manipulá-lo quando ou se quiser.

E ele quer fazê-lo quando o seu ego se sente ameaçado.

Normalmente, isto acontece quando ele está infeliz e você parece estar bem. O facto de você estar bem desencadeia as inseguranças de um narcisista e fá-lo competir consigo em primeiro lugar.

Por isso, os narcisistas têm ciúmes quando seguimos em frente, quando a vida se torna difícil para eles, quando pensam que encontrámos a felicidade antes deles, ou quando pensam que devemos sofrer por os termos magoado durante ou depois da relação.

Os narcisistas não têm auto-consciência e não compreendem que a vingança não é a solução para os seus problemas e dores. Acham que devem combater fogo com fogo e que a vida deles vai melhorar se complicarem a sua vida.

Só vêem soluções a curto prazo que lhes proporcionam gratificações imediatas.

Não lutem nem compitam com um narcisista!

O facto de poder competir com um narcisista e desencadear as suas inseguranças não significa que deva fazê-lo. Para além de uma reação negativa e de um inimigo para toda a vida, não ganhará nada com isso.

Pode parecer tentador zangar-se e mostrar a um narcisista que não se deve meter consigo, mas os narcisistas não aprendem lições dessa forma.

Vêem a sua raiva e resiliência como desafio e desrespeito e como o momento perfeito para se vingarem de si por lhes ter dificultado a vida.

Por isso, faças o que fizeres, não compitas com um narcisista, pois ele ou ela vai enfrentá-lo e vencê-lo com anos de experiência.

Um narcisista conhece as suas fraquezas e vai lutar sujo quando você ripostar.

Em vez de tentar defender-se e piorar a situação, afaste-se do narcótico e concentre-se em seguir em frente.

Demorará algum tempo a separar-se do narcisista, porque as relações com narcóticos não são saudáveis e demoram mais tempo a sarar do que as relações normais, mas se se concentrar em si e não no narcisista, recuperará lentamente e perceberá que o seu ex narcisista não vale o seu tempo.

Ele ou ela pode persegui-la e ter ciúmes se quiser, mas você simplesmente não vai sacrificar mais da sua saúde e bem-estar por uma pessoa que não se importa consigo. Não depois de tudo o que passou por causa do seu ex.

Agora é altura de fazer o que é melhor para si, vendo o seu ex como a pessoa que ele é e certificando-se de que a sua vida é tão boa quanto precisa de ser. Tem de aprender com esta provação para não se voltar a envolver com um narcisista e não deixar que qualquer outra pessoa manipule os seus sentimentos e decisões na vida.

Quanto mais cedo tirar a sua mente do narcotráfico e se concentrar em si, mais cedo se recuperará e será feliz novamente.

Qual é a sua experiência com narcisistas? Eles ficam com ciúmes quando você segue em frente? Diga-nos nos comentários abaixo.

E se quiser falar connosco sobre o seu ex narcisista, inscreva-se para receber formação connosco.