A explicação mais razoável para o súbito comportamento simpático do seu ex é que ele deixou de se sentir zangado, magoado e ressentido. O seu ex teve algum tempo para pensar, acalmar-se e processar a separação e ver que você reduziu as suas expectativas em relação a ele e não precisava de ninguém na sua vida para algo tão básico como a felicidade.

Claro que o seu ex não sabia como se sentia depois da separação, mas como não andava atrás de si, a implorar, a zangar-se e a vingar-se, o seu ex presumiu que estava bem e achou que era seguro contactá-lo e ter conversas normais consigo.

Talvez o seu ex se tenha sentido culpado por ter lidado com a separação de forma impulsiva e quisesse compensá-lo sendo demasiado simpático. Normalmente, as pessoas começam a ser simpáticas quando se apercebem de que foram más e rudes, porque a consciência pesada as obriga a procurar o perdão das pessoas que magoaram.

Como resultado, dão demasiada importância à sua bondade e tentam corrigir as coisas.

As pessoas que precisam de algo dos outros interessam-se subitamente por elas e tendem a ser (temporariamente) simpáticas. Querem mostrar-lhes que se preocupam com elas e que merecem a ajuda que estão a pedir ou que estão prestes a pedir.

O seu ex pode querer várias coisas de si após a separação. Já mencionámos que o perdão é uma delas, mas o seu ex também pode ser simpático consigo de repente para receber conselhos, apoio moral, apoio financeiro e luz verde para sair com outra pessoa.

Quanto mais forte e indulgente for (ou parecer), mais fácil será para o seu ex seguir em frente e fazer coisas que não agradariam a uma pessoa de coração partido. Essas coisas incluem ir de férias com alguém que desaprova, namorar com outra pessoa e envolver-se em actividades que o deixam desconfortável e o deixam ansioso.

Quando o seu ex é amigável consigo, o seu ex pensa que você está pronto para ser amigo e que deixou de se preocupar com coisas que anteriormente lhe davam problemas. O seu ex não faz ideia de que a amizade é difícil, se não impossível, para si, pois fá-lo pensar constantemente no seu ex e obriga-o a analisar as suas acções.

E porque o seu ex não faz ideia do que o seu comportamento lhe causa, o seu ex continua a comunicar consigo casualmente e parece simpático (demasiado simpático). O seu ex faz-lhe sentir que está a voltar a ser amável, por isso você fica com esperanças e pensa que o seu ex está a ser simpático consigo porque o seu ex a quer de volta.

Embora este possa ser o caso, é preciso compreender que um ex que o quer de volta será simpático consigo de uma forma não passiva. Não se limitará a ouvi-lo durante algum tempo e depois deixará de comunicar durante dias ou semanas. O ex que deixou a relação terá uma abordagem ativa, que consiste em tentar contactá-lo, pôr a conversa em dia e expressar um desejo muito forte de se encontrarem e de voltarem a estar juntos.

O seu ex vai querer que volte imediatamente, pois sentirá demasiado a sua falta para adiar a reconciliação.

Se, de repente, o seu ex estiver a ser simpático, não se esqueça que ele tem um motivo oculto: quer que você pense ou sinta de uma determinada forma para que ele possa sentir emoções positivas ou fazer algo que não lhe agrade.

Este artigo esclarece por que razão o seu ex está a ser simpático de repente. Tentaremos ser pragmáticos para que não tenha demasiadas esperanças.

Porque é que, de repente, o meu ex está a ser simpático?

Se o seu ex está a ser simpático de repente (o oposto do que era depois da separação), ele teve tempo suficiente para processar as emoções difíceis da separação, como o sufoco e as dúvidas, e tornou-se mais racional.

O seu ex pode ter percebido que a forma como agiu consigo quando estava magoada foi ultrajante e que precisa de fazer as pazes. A melhor forma de o fazer é interessar-se em conversar consigo e ser simpático consigo.

Ser simpática ajuda-a a sentir-se melhor, tranquiliza a sua ex que está a lidar bem com a separação e diz-lhe que pode seguir em frente com a consciência tranquila. Uma experiência pós-separação sem culpa é muito importante para os dumpers, uma vez que estes não querem sentir-se responsáveis por causar dor e por serem maus da fita.

Querem acreditar que não tiveram outra opção senão separar-se e que o facto de seguirem caminhos separados os ajudará, bem como ao seu ex, a encontrar uma pessoa com quem sejam compatíveis.

Se está a sofrer muito, não assuma imediatamente que o seu ex está a ser simpático de repente porque o seu ex a quer de volta. Pensar assim vai aumentar as suas esperanças e ansiedade e magoá-la muito se o seu ex não voltar.

É muito mais provável que o seu ex queira apenas ser seu amigo ou dormir consigo. Isto porque as situações de amizade com benefícios exigem um mínimo de esforço e de compromisso. São ofertas de consolação que os "dumpers" oferecem quando vêem que o seu ex não está pronto para os deixar.

Lembre-se sempre de que as pessoas são simpáticas de repente por uma razão e que os ex que o querem de volta normalmente não são super simpáticos. São simpáticos, sim, mas também estão ansiosos porque têm medo que você diga que não quer voltar a namorar.

Por isso, se o seu ex está a ser simpático de repente, tenha em mente que ele provavelmente quer algo mais do que a reconciliação. O seu ex provavelmente quer perdão, amizade, sexo ou luz verde para sair com outras pessoas.

O seu ex também pode estar curioso sobre si e querer saber se não está obcecado com ele por ter conhecido outra pessoa. Isso seria um sinal de que o seu ex se sente um pouco inseguro e quer a sua validação.

Mas se já passaram meses ou anos e o seu ex começou a ser simpático de repente, então o seu ex pode ter tido um problema na vida e quer a sua ajuda. Você costumava apoiá-lo no passado, por isso o seu ex deseja voltar a contar com a sua ajuda.

Se ajudar, o seu ex ficará agradecido e poderá desaparecer pouco tempo depois. E se não ajudar, o seu ex poderá não gostar e encontrar alguém que o faça. O meu conselho é que faça o que gostaria que o seu ex fizesse se os papéis fossem invertidos.

Dito isto, aqui estão 9 explicações diferentes para o facto de o seu ex estar a ser simpático de repente.

Não tenhas muitas esperanças!

Se o seu ex-namorado ou ex-namorada está subitamente a ser simpático, é provável que se sinta bem com isso. Sente que o seu ex pode ter ainda algum amor por si e que pode voltar se jogar bem as suas cartas.

Antes de ficar demasiado entusiasmado, é preciso compreender que muitos dumpers agem de forma simpática porque querem ter amizade com o ex. Não querem perder o ex. e todos os benefícios que este lhes proporciona, por isso contactam o ex. e falam de assuntos não relacionados com a relação.

Se o seu ex está a falar consigo sobre coisas que não têm nada a ver com a relação e com voltar a estar juntos, tem de saber que o seu ex não tem qualquer intenção de voltar para si. O seu ex só quer que se contente com a segunda melhor coisa que o seu ex pode oferecer - amizade.

A amizade pode permitir que o seu ex o mantenha na sua vida sem sentir que deitou fora meses ou anos de memórias e trabalho árduo.

É preciso lembrar-se de que, sempre que o seu ex é simpático para si, o cuidado do seu ex não é um cuidado romântico, mas sim o tipo de cuidado que se sente quando se fica impressionado com alguém e, mais tarde, se apercebe de que devia ter sido mais gentil e paciente com ele ou ela.

É esse o tipo de carinho que o seu ex tem por si. O seu ex precisou de algum tempo para o desenvolver, mas agora que o fez, pode esperar que o seu ex o siga e faça coisas que os ex fazem para confundir os seus pares. Pode esperar que o seu ex permaneça alheio ao que o seu carinho lhe está a fazer e ao que precisa do seu ex para se separar e sarar.

Normalmente, os "dumpers" não são muito bons a perceber como estão a fazer os "dumpees" sentir-se. Não estão magoados, por isso assumem que os seus ex estão felizes por falar com eles e que não lhes estão a causar problemas.

Mal sabem eles que a maioria dos dumpees está a esconder os seus sentimentos e a sofrer (muitas vezes tolerando mais do que devia) em silêncio. Porque estão a tolerar o comportamento dos dumpers, os dumpees tendem a ficar mais obcecados com o seu ex, a aumentar a sua dor, a prolongar o desapego e a tornar-se tão esperançosos que estão dispostos a pôr a sua vida em espera pelo seu ex.

Muitas vezes, sentem-se tão magoadas que acreditam em pessoas na Internet que lhes dizem que o seu ex as vai querer de volta se elas mostrarem melhorias, elegância e fiabilidade. Mas, infelizmente, o seu ex não quer saber das suas melhorias. O seu ex vê-as da mesma forma que as via no passado.

Digo ao meu ex para deixar de ser simpático?

Em vez de dizer ao seu ex para deixar de fazer isto e aquilo, corte-lhe completamente o contacto. Tome o assunto da separação nas suas próprias mãos e diga ao seu ex para deixar de o contactar. Não precisa de explicar que o comportamento dele o está a confundir e a magoar porque, se o fizer, o seu ex pode pensar que tudo ficará bem desde que deixe de fazer certas coisas.

Mas não é disso que precisa. O que precisa é que o seu ex deixe de falar consigo por completo. Essa é a melhor e mais rápida forma de deixar de pensar no seu ex e no seu comportamento 24 horas por dia, 7 dias por semana. É também a forma mais rápida de o seu ex ter uma antevisão de como será a sua vida sem si.

Quando o seu ex vir que se foi embora, perceberá finalmente que a relação terminou e que perderá certos privilégios e benefícios e será substituído por outra pessoa.

E isso pode incentivar o seu ex a apressar-se e a pensar se deixá-lo foi a coisa certa a fazer.

Por isso, em vez de dizer ao seu ex que está a lutar contra a separação, diga-lhe que ainda não está pronto para a amizade e que quer concentrar-se em si próprio durante algum tempo. O seu ex deve compreender que precisa de espaço e respeitá-lo.

Depois de vários avisos, deve avisar o seu ex de que terá de o bloquear da próxima vez que receber uma mensagem ou uma chamada inesperada.

O que é que acha que desencadeou o comportamento peculiar do seu ex? Publique os seus pensamentos e perguntas abaixo do post.

E se preferir uma abordagem mais personalizada, considere a possibilidade de se inscrever num curso de formação sobre separações connosco.