Muitos ex namorados contactam os seus anteriores parceiros anos mais tarde, ficam curiosos ou nostálgicos e contactam-nos através de mensagens de texto, chamadas ou redes sociais.

Ao contactarem, determinam se o seu ex os odeia, gosta deles, ama-os, respeita-os ou sente-se neutro em relação a eles.

Se o seu ex o contactou durante os anos de ausência de contacto após a separação, tem uma decisão importante a tomar. Pode tornar-se amigo do seu ex, um conhecido que fala com um ex de vez em quando, ou pode pedir-lhe que não o contacte e seguir em frente.

O que decidir fazer dependerá de:

  • se achas que o teu ex pode ser um bom amigo
  • o progresso emocional que fez desde a separação
  • e o respeito que tens pelo teu ex

Se ainda sente alguma coisa pelo seu ex, isso não significa que deva falar com ele e ter muitas esperanças. Os ex nem sempre querem voltar a estar juntos depois de se aproximarem. Na maior parte das vezes, só querem pôr a conversa em dia e ser amigos.

Embora o seu ex possa querê-lo de volta, é muito mais provável que ele ou ela queira apenas descobrir o que sente por ele(a) e tentar saber o que tem andado a fazer .

Eu sei que pode ser tentador conversar com o seu ex e convencê-lo de que mudou, amadureceu e se tornou uma versão melhor de si mesmo, mas não é por isso que os ex se aproximam ao fim de anos. Os que se afastam não querem saber se mudou ou não porque, quando se aproximam, não têm expectativas em relação a si e ainda o vêem da mesma forma que o viam antes da separação.

Só os ex que não se falam durante 5 anos ou mais começam por vezes a mudar a sua opinião sobre o seu ex. Mas só o fazem se ainda tiverem algum respeito pelo seu ex, se virem que o seu ex cresceu significativamente na sua ausência, ou se ficarem magoados.

No artigo de hoje, vamos discutir por que razão um ex o contactaria anos depois da separação e como responder a contactos específicos.

O que significa quando um ex nos contacta anos mais tarde?

Quando um ex o contacta anos depois da separação, ele quer obter algo de si. Esse algo pode não ser necessariamente o que esperava, mas é algo que só você tem.

Normalmente, trata-se de informações como:

  • o que tem andado a fazer
  • como tens estado
  • se tem estado a namorar
  • como está a sua família (não deve ser confundido com uma abordagem indireta para quebrar o gelo)
  • quais são os seus planos para o futuro
  • como vê o seu ex e como se sente em relação a ele ou ela

Mas, outras vezes, uma conversa com o seu ex pode também dar-lhe a oportunidade de o fazer:

  • pedir desculpa
  • apaziguar a culpa
  • tornar-se amigo de si
  • obter um favor seu
  • vingar-se de si
  • ou expressar arrependimento e sentimentos românticos

Quando o seu ex-namorado ou ex-namorada o(a) contacta anos mais tarde, o(a) seu(sua) ex finalmente ultrapassa a raiva, o nojo, o desprezo ou a asfixia causados por percepções doentias e aceita falar consigo. É por isso que ele ou ela quebra as regras de não contacto que tem seguido religiosamente e lhe devolve algum do seu poder.

O seu ex pode não o querer de volta, mas quando o seu ex demora anos a contactá-lo, pode dizer-se que o seu ex tem pensado em si há tanto tempo que mudou algumas opiniões sobre si e ganhou coragem para o contactar.

Provavelmente, o seu ex sentiu-se apreensivo ao contactá-lo após tantos anos, mas porque estava curioso acerca de si ou precisava de um favor ou de outra coisa qualquer, contactou-o na mesma. É imperativo que saiba porque é que o seu ex o contactou após tantos anos, para que saiba o que fazer com ele.

Como é que sei porque é que o meu ex me contactou ao fim de anos?

No momento em que tiver notícias do seu ex, provavelmente não saberá o que ele quer de si. Perguntar-se-á se ele quer falar sobre coisas aleatórias ou sobre algo importante.

O meu conselho é que não se distraia demasiado com o que o seu ex diz e que, em vez disso, observe as coisas que o seu ex pede ou espera de si. As suas perguntas, pedidos ou exigências, bem como a abordagem e a atitude que o seu ex escolhe, revelarão rapidamente porque é que o seu ex o contactou após tantos anos.

Revelarão se o seu ex quer mantê-la por perto por conveniência ou se tem planos mais altruístas para si.

A melhor maneira de chegar ao fundo da questão é fazer algumas perguntas ao seu ex. Não estou a falar de perguntas sobre a vida do seu ex., mas sim sobre as razões que o levaram a contactá-lo. Pode parecer um pouco estranho perguntar isso ao seu ex., mas não se preocupe com isso.

Se foi abandonado e forçado a deixar de ter contacto com o seu ex, não há problema nenhum em fazer-lhe esta pergunta.

Pergunte: "Porque é que me contactaste depois de todo este tempo?" É provável que o seu ex fique sem palavras no início, mas depressa lhe dará a verdade ou uma meia verdade.

O teu ex pode dizer:

  1. Queria ver como estavas e como estavas. Isso significa que o seu ex teve curiosidade em relação a si e, possivelmente, até se sentiu culpado por o ter magoado. Normalmente, um ex preocupado contactaria logo após a separação e oferecer-se-ia para ajudar da forma que pudesse. As pessoas que se desculpam ao fim de anos tendem a fazê-lo porque são atingidas pelo karma.
  2. Encontrei o teu diário e pensei que o quisesses de volta. A forma mais fácil de os dumpers contactarem os seus "dumpees" de forma despreocupada é dizer-lhes algo que lhes interessa. Desta forma, oferecem-se para dar algo aos seus "ex", apesar de pretenderem ganhar algo com o contacto.
  3. Vi que te casaste, parabéns! É frequente as pessoas que abandonam os seus "dumpees" elogiarem-nos ou desejarem-lhes felicidades para mostrar que não têm ressentimentos em relação a eles. Pode simplesmente agradecer ao seu ex e voltar a não ter contacto.
  4. O seu ex também pode ser muito direto e dizer " Há anos que não nos falamos. Tentei ver se era possível sermos amigos agora. Queres isso? "Neste caso, deve ponderar se quer continuar a ser amigo do seu ex.

Quando receber uma resposta à pergunta "Por que é que te contactaste?", descubra se o seu ex está a falar a sério, prestando atenção à atitude dele. Observe a forma como ele fala consigo e veja quanto tempo demora a perder o interesse e a parar de falar.

Se o seu ex falar consigo de forma simpática durante algum tempo e depois não falar consigo durante semanas, isso pode significar que o seu ex conseguiu o que queria. Pode significar que o seu ex recebeu perdão, validação ou que diminuiu a curiosidade.

Mas se o seu ex continuar a enviar-lhe mensagens depois disso e mostrar muito interesse em si de uma forma ou de outra, então o seu ex provavelmente quer ser seu amigo ou está a ganhar coragem para o convidar novamente para sair.

Deve ter cuidado para não interpretar mal o comportamento do seu ex e não se deixar enganar e magoar.

O que fazer quando um ex nos contacta anos mais tarde?

Quando recebe uma mensagem de texto ou uma chamada de um ex anos após a separação, a primeira coisa que deve fazer é saber porque é que o seu ex o contactou. Quando souber porque é que ele ou ela o contactou, poderá decidir se falar com o seu ex é sequer uma boa ideia.

Por isso, em primeiro lugar, descubra o que o seu ex quer de si e, em segundo lugar, o que pode ganhar com ele. Se o seu ex não quiser ser seu amigo, por exemplo, é óbvio que não poderá ser amigo dele. Terá de se contentar com muito menos do que isso.

Para algo que a tua ex realmente quer.

Não se esqueça de que é o seu ex (a pessoa que deixou a casa) que decide que tipo de relação é possível. Ele controla tudo até ao momento em que sugere um determinado tipo de relação.

O que é que isto significa para si?

Quando o seu ex finalmente o fizer, rapidamente recuperará o seu poder e poderá dizer como quer que as coisas corram.

Até que isso aconteça, não se faz nada, não se dita o ritmo, não se critica o ex, não se fala sobre a separação, apenas se espera que o ex revele o que quer.

Não existe um conselho genérico sobre o que fazer quando o seu ex o contacta após anos, mas eis o que deve considerar fazer quando descobrir que o seu ex:

  • Quer-te de volta. Se tem sentimentos pelo seu ex e o quer de volta, concorde em aceitá-lo de volta num período de experiência. O seu ex terá de provar que é capaz de mudar e de se comprometer consigo. No entanto, se não quiser o seu ex de volta, diga que ultrapassou o passado e que lhe deseja a melhor das sortes.
  • Quer ser amigo. Se estiver pronto para fazer amizade com o seu ex, pode aceitar a amizade e ver se ele quer ser seu amigo ou apenas quer o seu perdão. Mas se ainda estiver magoado com a perda da relação ou se não respeitar o seu ex o suficiente para serem amigos, diga educadamente que não está interessado numa amizade neste momento e que informará o seu ex se mudar de ideias.
  • Fala consigo e desaparece. A isto chama-se "breadcrumbing", ou seja, quando um ex tenta obter algo de si e depois desaparece. Um ex pode desaparecer ignorando-o ou terminando a conversa e ficando sem contacto depois disso.
  • Quer a tua ajuda numa coisa. Se o seu ex quiser alguma coisa de si, ele irá direta ou indiretamente indicá-lo. Saiba que não tem de fazer favores ao seu ex, a menos que queira e tenha ultrapassado a separação. A escolha é sua.
  • Zanga-se consigo ou ameaça-o. Neste caso particular, não tem de falar com o seu ex. Provavelmente não o deve fazer até que ele se acalme e o respeite.

Para concluir, eis 7 coisas a fazer quando um ex o contacta anos mais tarde.

Os ex voltam anos mais tarde?

Alguns "dumpers" terminam com os seus parceiros, desfrutam das suas vidas, saem com outras pessoas durante algum tempo e depois apercebem-se de que não são felizes. Esses "dumpers" ficam muitas vezes nostálgicos, magoados e deprimidos, pelo que contactam um ex de quem eram próximos e voltam a correr mais depressa do que um relâmpago.

Fazem tudo o que for preciso para reatar com o ex porque este pode fazê-las sentir-se melhor, pode tirar-lhes a dor e a tristeza e dar-lhes o que precisam para se sentirem seguras e confortáveis.

Por isso, sim, os ex voltam anos depois da separação. Voltam porque a sua vida não corre como planeado, por isso lembram-se dos seus ex e usam-nos como plano de reserva.

É claro que, como pessoa que deixou a casa, pode não ter de ser o plano de reserva do seu ex para sempre. Se o ex se aperceber do seu valor, pode aprender a respeitá-lo novamente e transformá-lo na pessoa mais valiosa da sua vida.

Mas, para que isso aconteça, o seu ex tem de sofrer e mudar a opinião que tem de si. Se o seu ex apenas sofrer e voltar impulsivamente para si, pode não refletir o tempo suficiente para descobrir o seu valor. O seu ex pode voltar apenas para remendar as feridas e voltar a tomá-la por garantida.

Por isso, antes de aceitar o seu ex de volta, certifique-se de que o seu ex o quer por si e não apenas porque o seu ex pode beneficiar de si e contar consigo emocionalmente.

O que tenciona fazer agora que o seu ex o contactou? Pretende manter uma relação, uma amizade, um conhecimento, ou não quer falar com o seu ex? Diga-me quais são os seus planos nos comentários abaixo.

E também, se estiver à procura de ajuda individual com o seu ex, consulte a nossa página de coaching.