A separação magoou-o imenso, colocou-o num pedestal e despoletou a sua ansiedade, os seus medos e a sua nostalgia. Fê-lo recordar os bons momentos que passou com o seu ex e mostrou-lhe como é deixar de receber a segurança, o cuidado e o amor do seu ex.

Agora que o seu ex se foi embora, não sabe se deve fazer alguma coisa para ficar do lado do seu ex ou manter-se afastado e deixar que ele sinta o que é não o ter mais por perto.

Se não consegue decidir se deve aproximar-se ou afastar-se do seu ex, aconselho-o vivamente a escolher a segunda opção. Provavelmente, já tentou argumentar com o seu ex e mostrar-lhe que está arrependido e empenhado.

Mas, apesar de ter dado o seu melhor, o seu ex não lhe deu ouvidos nem cedeu um centímetro. O seu ex não foi nada recetivo porque já se tinha afastado emocionalmente. Nenhuma tentativa de implorar, convencer, pedir desculpa ou tranquilizar o seu ex iria fazê-lo mudar de ideias.

As percepções negativas não só impedem o seu ex de o ver de uma forma positiva, como também o impedem de se preocupar com os seus sentimentos.

É por isso que, se insistir em reatar a relação (pressionar o seu ex), é provável que veja um lado do seu ex que nunca tinha visto antes. É provável que veja como é que o seu ex lida com os bonecos que já não ama e respeita.

Por isso, em vez de dizer ao seu ex o quanto sente a falta dele ou dela, lembre-se que insistir com o seu ex para que ele veja as coisas da sua perspetiva vai ter efeitos desastrosos: vai desrespeitar a decisão previamente tomada pelo seu ex e obrigá-lo a tratá-la melhor do que a si própria.

Isto significa que, provavelmente, o seu ex irá afastá-lo com a mesma força com que você o tenta atrair de novo. Escusado será dizer que uma resposta enérgica do seu ex irá causar-lhe imensa dor e sofrimento e poderá mesmo traumatizá-lo.

Se isso acontecer, precisará de muito mais tempo para recuperar do que se deixar o seu ex em paz e sentir a sua falta sem que ele se aperceba.

Quando se trata de atração, o seu ex não deve saber que tem muitas saudades dele. É preferível que se mantenha misteriosa e difícil de ler, porque isso fará com que o seu ex se interrogue sobre o que está a fazer e como se sente.

Por outro lado, se declarar o seu amor ao seu ex, lhe disser que está magoado, se se zangar com ele ou o ameaçar, ele verá que está a lutar contra a separação e que é mais seguro ficar longe de si.

Por conseguinte, se tem saudades do seu ex que o deixou, lembre-se de que não faz mal ter saudades dele, porque se afeiçoou a ele e o incluiu nos seus planos e objectivos.

O que não está certo, no entanto, é importunar o seu ex com os seus sentimentos e expectativas, agora que ele já não está por perto e na mesma página que você. Deve lembrar-se que o seu ex está num caminho diferente e que ele quer e precisa de ser deixado em paz.

Por muito difícil que isto seja de aceitar, faça o seu melhor para reconhecer que o seu ex não sente a sua falta intimamente. O seu ex é o que se vai embora, o que implica automaticamente que o seu ex está totalmente desprendido e de acordo com a separação. Não só o seu ex está de acordo, como também não vê qualquer razão para voltarem a estar juntos.

Se o seu ex tivesse sentimentos por si e confiança na relação, não teria acabado com ela e teria continuado a trabalhar na relação e a fazer o que fosse preciso para se manter empenhado.

Uma vez que o seu ex não está consigo e não voltou para estar consigo, a melhor coisa que pode fazer é dizer a si próprio que a separação aconteceu por uma razão. Toda a gente detesta essa frase, incluindo eu, mas deve haver alguma coisa de que o seu ex não gostava e que não conseguiu resolver.

Quer o seu ex a tenha tomado como garantida, desenvolvido uma mentalidade de vítima, a tenha traído ou se tenha concentrado nos aspectos negativos da relação, algo não estava a funcionar para o seu ex. Foi por isso que o seu ex iniciou a separação e se distanciou de si.

Ao fazê-lo, o seu ex tentou deixar os problemas da relação para trás e abraçar a liberdade pós-separação.

Se não estivesse tão magoado, ansioso e apegado, provavelmente não teria saudades do seu ex. Reconheceria o facto de que o seu ex. é um desistente e que os desistentes não devem ser perdidos nem respeitados. Devem ser responsabilizados por terem deitado fora a sua relação e por se terem divertido muito depois.

O lado bom é que nem sempre sentirá falta do seu ex. Quando se desligar e se curar, a sua perceção do seu ex. mudará completamente. Isso permitir-lhe-á ver que o seu ex. não o merece e que sentir falta dele ou dela é uma perda de tempo e de emoções.

Quando isso acontece, começa a concentrar-se nos pontos negativos do seu ex e apercebe-se de que o seu ex fez o mesmo,

Hoje, analisamos por que razão tem saudades do seu ex que o deixou e o que pode fazer para ter menos saudades dele.

Porque é que tenho saudades do meu ex que me deixou?

Seria de esperar que o "dumper" sentisse saudades da ex e lamentasse as suas escolhas de vida, mas não é assim que as separações funcionam. 99,9% das vezes, o "dumper" fica contente por a relação ter terminado e sente-se aliviado, enquanto a "dumpee" se culpa por ter cometido erros e por não ser suficientemente boa para que o seu ex a amasse.

Os dumpees são os que sofrem enquanto os dumpers se envolvem em actividades divertidas, o que mostra que os dumpers e os dumpees sentem de forma diferente e querem coisas diferentes.

Os dumpers querem ser livres e fazer o que os faz felizes, enquanto que os dumpees desejam um compromisso com o seu ex e querem deixar de sofrer. Enquanto as suas necessidades forem completamente diferentes, os dumpees e os dumpers não podem coexistir. Nem sequer podem dar-se bem como amigos, uma vez que os dumpees são esperançosos e os dumpers sentem-se sufocados.

Só podem sentir o mesmo um pelo outro quando tiverem processado a separação e percebido que as suas personalidades e objectivos de relação são compatíveis. É nessa altura que ambos podem sentir a falta um do outro e desejar o afeto um do outro.

É perfeitamente compreensível e aceitável sentir saudades de um ex que o deixou. O seu ex esteve consigo o tempo suficiente para que desenvolvesse sentimentos, desejos e expectativas românticas. Imaginou um futuro com o seu ex e gostou de passar tempo com ele.

Mas agora que o seu ex não se sente feliz e confortável na sua presença, não deve dizer a si própria que o seu ex é fantástico e que nunca encontrará outra pessoa tão boa como ele.

Isso vai impedi-lo de deixar o seu ex e de se tornar a pessoa sem esperança que está a tentar ser.

Os pensamentos que tem, as actividades em que se envolve e as coisas que lhe acontecem determinam o grau de saudade que sente do seu ex.

Se se convencer de que o seu ex é a pessoa mais simpática, mais bonita, mais calma ou mais inteligente do planeta, vai agarrar-se a essa noção e recusar-se a reconhecer os defeitos dele, o que atrasará significativamente a sua racionalidade e a sua confiança em encontrar um parceiro melhor.

A verdade inegável é que não sentimos falta do nosso ex porque ele é a melhor e mais compatível pessoa do planeta. Sentimos falta do nosso ex porque investimos nele (talvez em excesso?) e ficámos com o coração despedaçado. É a ansiedade da separação que nos faz pensar no nosso ex como o nosso parceiro ideal.

Felizmente, ambos sabemos que o seu parceiro ideal não lhe teria feito isso, pois teria encontrado formas de resolver os problemas e as dificuldades e de evitar que ficassem fora de controlo.

Outra razão para sentir falta de um ex que o deixou é o facto de ele ter esmagado a sua autoestima. Ao deixá-lo, o seu ex afectou a forma como se vê a si próprio e expôs os seus medos, traumas e problemas de infância. Ele ou ela fez com que se lembrasse de como se sentia quando as suas necessidades em criança eram negligenciadas ou não eram satisfeitas.

Nem toda a gente tem estes problemas, mas se os tiver, é provável que tenham surgido após a separação, uma vez que a educação da criança desempenha um papel significativo na forma como os adultos se vêem a si próprios e como se sentem.

Se os seus estilos de vinculação e mecanismos de resposta não forem saudáveis, tendem a transportá-los para a idade adulta e a esperar que venham à superfície. E o que é triste é que, normalmente, vêm. Quando o parceiro ou ex-parceiro os magoa, sentem-se sobrecarregados com emoções que costumavam sentir em crianças e reagem de formas que não são as mais saudáveis.

Isto afugenta o seu (ex)parceiro e fá-lo entregar-se à nostalgia.

Se der por si a sentir saudades do seu ex que o deixou, deve compreender que sente saudades dele porque já não se sente amado por ele. Já não recebe os elevados níveis de dopamina que o seu cérebro costumava recompensá-lo sempre que se sentia desejado e necessário.

Agora que é um ex, quer voltar a sentir a adrenalina da dopamina que costumava tomar como garantida. Nessa altura, nem sequer sabia que estava viciado no amor do seu ex porque recebia amor diariamente.

Provavelmente, isto mudou algumas semanas antes da separação, quando o seu ex começou a questionar o amor que sentia por si e se afastou um pouco. Foi nessa altura que o seu ex começou a passar fome de amor e reconhecimento.

O teu ex negou-te as hormonas que costumavas ter e fez-te sentir insignificante.

Por conseguinte, uma das principais razões pelas quais tem tantas saudades do seu ex é o facto de as coisas já não serem como dantes. Não se sente amado nem tem qualquer controlo sobre o seu ex. Esta falta de controlo faz com que receie pela sua segurança e esteja extremamente ansioso por fazer com que a relação e a sua saúde emocional voltem a ser como eram.

A sua mente está constantemente a recordar-lhe isso, fazendo-o sofrer e sentir falta do seu ex. Está a dizer-lhe que, ao reconciliar-se com o seu ex, pode deixar de sofrer e obter a satisfação que deseja.

O que a sua mente não lhe diz, no entanto, é que quer o seu ex pelas razões erradas. Não quer o seu ex porque o ama muito, mas porque tem dificuldade em amar-se a si própria. Não vê como pode ser feliz sozinha, por isso quer que o seu ex a aceite de volta e preencha o vazio no seu peito.

Isso significa que está à espera que o seu ex repare no seu valor e acabe com a sua dor de cabeça.

Se continuar a analisar o comportamento do seu ex nas redes sociais, também sentirá mais saudades do seu ex do que o habitual. Perseguir os perfis sociais do seu ex deixa-o ansioso (especialmente se o seu ex estiver a divertir-se) e faz o oposto do que precisa para se desligar do seu ex.

Torna-o dependente do seu ex para se curar e, consequentemente, dificulta a sua capacidade de ver as falhas e os erros do seu ex.

Aqui estão 5 razões para ter saudades do seu ex que o deixou.

Se tem saudades do ex que o deixou, lembre-se de que tem saudades das partes boas, não das partes que complicaram a relação e causaram a rutura. Atualmente, está a concentrar-se na forma como o seu ex o fazia sentir quando as coisas corriam bem e a ignorar completamente os seus defeitos, pensamentos destrutivos da relação e comportamentos negativos.

Isto faz com que se sinta esperançosa e menos disposta a aceitar que o seu ex não é perfeito e não é a pessoa certa para si.

O que fazer quando se tem saudades do ex que nos deixou?

Se tem saudades da sua ex-namorada ou ex-namorado, pode fazer muitas coisas para diminuir os seus desejos nostálgicos. Em primeiro lugar, comece por deixar de seguir o seu ex no Instagram, Facebook, Twitter ou qualquer outra plataforma que utilize para receber actualizações sobre a vida do seu ex.

Não deve saber o que o seu ex anda a fazer, com quem anda a falar, o que o seu ex pensa de si e a facilidade com que o seu ex se afasta de si. Deve manter-se afastado dessa e de qualquer informação que lhe dê ou destrua esperanças, o magoe e o torne ainda mais ansioso por ser validado.

Em segundo lugar, lembre-se que tem saudades do seu ex por causa da rejeição e dos efeitos negativos que a rejeição teve em si e não porque o seu ex é o seu parceiro perfeito. Pode ter muitas saudades do seu ex, mas não pense nele como a pessoa mais valiosa e alguém que o pode salvar da sua miséria.

Pense no seu ex como uma pessoa em quem depositou a sua confiança, mas que se recusou a resolver os problemas da relação e a fazer tudo o que estava ao seu alcance para evitar a rutura. Dessa forma, não se culpará pela rutura e manterá o seu ex num pedestal.

Em terceiro lugar, encontre formas de lidar com a dor da separação. Se ficar em casa o tempo todo, será forçada a ficar obcecada com o seu ex e a pensar se ele alguma vez pensa em si e sente a sua falta. Embora estes pensamentos sejam normais (todas as pessoas que abandonaram a casa os têm), não é normal ficar a pensar neles dia após dia sem interrupção.

A sua mente ansiosa precisa de uma pausa de vez em quando. Precisa de algum tipo de distração que lhe dê uma pausa de todos os pensamentos excessivos e preocupações. Certifique-se de que a sua mente tem muito tempo de férias. Faça isso dedicando-se a passatempos cativantes e evitando locais e coisas que lhe façam lembrar o seu ex.

Sentir-se-á muito melhor se conseguir esquecer o seu ex, nem que seja por 5 ou 10 minutos por dia. Esquecer o seu ex vai levar tempo, mas se se distrair propositadamente, será mais fácil do que se pensar nele a toda a hora e não fizer nada de produtivo na sua vida.

Pode parecer contraproducente falar deliberadamente com alguém sobre o seu ex, mas isso vai permitir-lhe desabafar e sentir-se aliviada.

Não subestime o poder da terapia e do diário, pois funciona da mesma forma (ou talvez até melhor) do que falar com os seus amigos sobre o seu ex. Os amigos são óptimos, mas provavelmente não o vão ouvir a falar sobre o seu ex durante horas a fio.

Os terapeutas, por outro lado, sim, existem para esse efeito e poderão responder às suas perguntas e apaziguar a sua nostalgia.

Quando é que sente mais saudades do seu ex? Partilhe os seus pensamentos e emoções na secção de comentários abaixo.

No entanto, se quiser falar connosco sobre as saudades que tem do seu ex, inscreva-se na nossa terapia/coaching aqui.