Como já referi várias vezes neste blogue, os ex-namorados raramente voltam devagar e não voltam da forma que as pessoas esperam - perdoando-os e aprendendo a confiar neles e a trabalhar com eles.

Normalmente, regressam rapidamente, saltando a fase de auto-aperfeiçoamento.

Isto significa que não aprendem muito enquanto a pessoa que está a ser abandonada está ausente, tendem a concentrar-se em si próprios e tentam desfrutar da sua vida após a separação.

Se gostarem e continuarem a gostar mesmo depois de deixarem de se sentir aliviados, não voltam. Em vez de voltarem, continuam a ver-se como vítimas e a pensar mal do seu ex. Esse negativismo justifica a separação nas suas mentes e permite-lhes avançar para outra pessoa.

A única razão pela qual as pessoas que abandonam o lar voltam é porque falharam na sua busca pela felicidade eterna.

As suas expectativas são esmagadas, reflectem e apercebem-se de que precisam do seu ex mais do que pensavam. Estes "dumpers" deparam-se com problemas maiores do que conseguem resolver e não sabem como seguir em frente sem o seu ex.

Não podem ser felizes enquanto não resolverem os problemas que lhes complicam a vida e os prejudicam.

Lembre-se sempre que a reconciliação é o último recurso dos dumpers. É o seu plano de reserva e o solução mais rápida para resolver os seus problemas e infelicidade.

Quando têm problemas que não conseguem resolver sozinhas, muitas vezes procuram a ajuda de um ex com quem se sentiam seguras, porque essa pessoa pode dar-lhes validação e segurança e afastar instantaneamente a sua dor.

Para que as pessoas que abandonaram o lar voltem em busca de conforto e cura, é preciso que algo de importante tenha corrido mal. É preciso que algo (ou melhor, alguém) as magoe tanto que pensem na sua segurança e que queiram a ajuda do seu ex.

Se a pessoa em questão conseguir discernir que o seu ex pode resolver os seus problemas e evitar que problemas semelhantes se repitam no futuro (dando-lhe segurança a longo prazo), pode esquecer rapidamente os problemas que teve com o seu ex, reconhecer os seus erros (devido a uma autoestima abalada) e voltar a desenvolver sentimentos e desejos românticos.

Podem mudar o seu foco e estar dispostos a deixar o seu ex entrar novamente.

Se um ex falar consigo durante semanas, é provável que não esteja a lidar com problemas graves ou com problemas para os quais precise da sua ajuda. O seu ex está provavelmente a usá-lo para apoio emocional e companhia e contará consigo como amigo e não como parceiro.

Se não quer isso, recuse-se a contentar-se com a amizade e, ao fazê-lo, evite que o seu ex a engane. Lembre-se de que os ex não voltam lentamente. Apenas parece que voltam porque processam lentamente a separação e sentem-se à vontade.

Portanto, se está a pensar se o seu ex está a voltar lentamente, tem de compreender que a reconciliação não tem a ver com os seus desejos e necessidades. Agora que se desligaram romanticamente, não se trata do que pode obter, mas sim do que o seu ex pode obter.

Se o seu ex precisa de perdão e de um rosto familiar com quem falar, ele mantê-lo-á como amigo. Ele comunicará da forma que lhe for mais conveniente e obterá o que você estiver disposto a dar.

No entanto, se o seu ex precisa de si de novo como parceiro, ele mostrar-lhe-á o que quer direta e rapidamente .

Não terá de adivinhar e perguntar-se se o seu ex está a voltar lentamente, será óbvio que o seu ex o faz e que precisa de si agora (não no próximo ano).

Isto deve-se ao facto de os dumpers estarem ansiosos por se ligarem ao momento, necessitando da validação do seu ex imediatamente para poderem lidar com os seus problemas e sentirem-se melhor com a ajuda do seu ex.

Se as coisas forem com calma, é provável que o ex a pressione com as suas expectativas ou que ela conheça outra pessoa e a escolha em vez do ex.

É muito mais fácil e tentador para eles começar uma nova relação do que consertar uma relação falhada com o seu ex.

Por isso, tenha em atenção que a maioria das pessoas que abandonam a sua vida regressam quando não conseguem lidar com algo doloroso, que pode ser uma separação difícil, a perda de um emprego/um lugar para ficar, uma doença ou qualquer outra coisa que as faça ver que a sua vida é muito mais difícil sem o seu ex.

No post de hoje, discutimos se o seu ex está a voltar lentamente para si.

O meu ex está a voltar lentamente?

Quando a pessoa que está a deixar a relação está a demorar muito tempo, é óbvio que ela não está a pensar em voltar, porque se estivesse, não demoraria tanto tempo a voltar.

Todo o processo demoraria apenas alguns dias, pois é esse o tempo de que as pessoas que abandonam o lar precisam para sucumbir à ansiedade e ao arrependimento e voltar a correr para o seu ex em busca de validação e cura.

Não se esqueça que os ex-namorados não voltam felizes, voltam visivelmente infelizes, ansiosos, tristes, deprimidos e derrotados, preocupados com o facto de o seu ex dizer não à reconciliação e de terem de sofrer sozinhos e viver com remorsos.

Por isso, se o seu ex for alegre, otimista e conversador - e estiver a fazer piadas, saiba que ele não está a voltar lentamente. Os ex felizes não voltam, ponto final. Mantêm-se longe dos seus "burros", pois isso permite-lhes definir prioridades e desfrutar da sua vida pós-separação.

Se quer que o seu ex volte, precisa que ele passe por algo chocante e doloroso, de preferência algo que afecte a sua autoestima, o seu rumo na vida e o seu sentimento de segurança.

Quanto mais o seu ex se esforçar por se aceitar a si próprio e às decisões que tomou, maior será a probabilidade de ele voltar a correr, implorando por perdão, amor e uma relação em que possa trabalhar.

Com toda a justiça, alguns ex-namorados regressam lentamente, mas normalmente regressam porque estão a decidir entre o seu ex e outra pessoa. Estão num dilema porque o seu novo parceiro é inferior ao seu ex.

Ele ou ela não é compatível com eles, pelo que os mantêm agarrados até decidirem qual a relação a seguir.

Como pessoa de valor, não deve competir com outras pessoas. Não deve colocar-se em situações em que está disposta a ficar como amiga e esperar que a(s) nova(s) relação(ões) do seu ex falhe(m).

Ninguém diz que vão fracassar e que o seu ex vai voltar para si. O seu ex pode simplesmente mudar para outra pessoa e/ou lidar com os problemas sem si.

Para que a reconciliação aconteça, o seu ex terá de ter uma epifania. E para que o seu ex tenha uma epifania, ele ou ela tem de ser capaz de refletir e introspeccionar.

Isso significa que o seu ex tem de ser maduro e/ou capaz de ultrapassar o passado.

Não espere que o seu ex volte só porque foi um bom parceiro. Tem de ser realista e perceber porque é que os ex voltam. Se pensa que eles voltam só porque foi o parceiro mais atencioso, essa é apenas uma das centenas de qualidades menos importantes que podem faltar.

A principal razão pela qual regressam é a infelicidade e a constatação de que a vida que têm agora não é como imaginavam. Este tipo de pensamento pode criar arrependimento e um desejo de voltar atrás no tempo e sentir-se feliz e seguro.

Por muito difícil que isto possa ser de ler, tente aceitar que o seu ex provavelmente não vai voltar lentamente.

Se tem estado em contacto com o seu ex e as coisas melhoraram um pouco, isso deve-se ao facto de o seu ex ter conseguido relaxar ao seu lado (deixou de se sentir pressionado e culpado). O seu ex não está a voltar lentamente, mas sim a habituar-se lentamente à nova amizade.

Como vocês terminaram a relação e mantiveram o contacto depois disso, o seu ex passou pelas fases de separação do dumper enquanto falava consigo. Isto significa que o seu ex se abriu gradualmente consigo e fê-la pensar que os seus sentimentos por si estão a regressar lentamente.

Na realidade, o seu ex apenas viu que você não é uma ameaça à sua felicidade e ficou um pouco mais confortável.

Não confunda a melhoria da atitude e da recetividade do seu ex com um sinal de que ele está a voltar lentamente. Por muito que eu gostasse de lhe dizer que as pessoas que abandonam o seu ex começam a ser simpáticas quando querem que ele volte, isso não é verdade.

Os ex-namorados tornam-se amigáveis, faladores e respeitosos quando processam as partes mais difíceis da separação e decidem que querem ser amigos. É nessa altura que baixam a guarda e parecem mais abertos a falar do que durante ou logo após a separação.

Por isso, se não consegue tirar da cabeça a pergunta "Será que o meu ex está a voltar lentamente?", saiba que é pouco provável que seja esse o caso, pois a maioria das pessoas que abandonam o lar voltam muito rapidamente (depois de terem percebido o valor do seu ex, claro). Voltam numa questão de dias, porque não querem sofrer sozinhas e viver com arrependimentos.

As únicas vezes em que se pode dizer (ou quase) que o seu ex está a voltar lentamente é quando ele lhe diz que está a trabalhar para restaurar o amor e a confiança e que quer muito que a relação seja bem sucedida.

Por vezes, os ex namorados querem racionalmente estar com o seu ex-companheiro, mas não conseguem porque se desligaram emocionalmente, se queimaram ou ficaram ressentidos.

Esses ex podem, eventualmente, regressar lentamente, desde que procurem ajuda e aprendam a esquecer o passado e a olhar em frente para novos começos.

Infelizmente, muitos, se não a maioria, dos ex que tentam lentamente fazer com que a sua relação funcione falham. Não conseguem encontrar uma forma de dissociar os pensamentos e sentimentos negativos um do outro, pelo que reagem aos factores de stress da mesma forma que antes e convencem-se de que o seu parceiro não é a pessoa certa para eles.

Basicamente, sucumbem às dúvidas e decidem não mudar a forma como percepcionam o seu ex e o que sentem por ele ou ela.

As reconciliações podem acontecer por diferentes razões, mas a maioria segue o mesmo padrão: há uma espécie de realização, seguida de dor, arrependimento e desejo de reatar a relação.

Sem emoções indesejáveis e sem a consciência de que as coisas pioraram, pode sair com o seu ex 7 dias por semana, divertir-se com ele como um animal e dormir com ele - e o seu ex continuará a não escolher estar consigo romanticamente.

O seu ex vai pensar em si como alguém de quem ele beneficia e, consequentemente, vai procurar novas pessoas com quem desenvolver uma ligação.

Por isso, se está à espera que o seu ex regresse lentamente, lembre-se de que está à espera que ele tenha problemas e descubra porque é que não é feliz sem si. Em vez de dar espaço ao seu ex, está na cara dele, esperando que ele descubra o seu valor através da comunicação e da criação de laços

É preciso desistir dessa ideia (de querer provar o seu valor ao seu ex) para que o seu ex possa ser livre e meter-se em sarilhos. Os problemas permitirão que o seu ex reflicta, enquanto a sua presença mostrará que ainda está por perto e disposto a reconciliar-se.

Se ficar por perto, deixará que o seu ex o faça de friendzone e destruirá sozinho a curiosidade e o sentido de urgência do seu ex.

Para saber se o seu ex está a voltar lentamente, basta perguntar a si próprio duas coisas.

O meu ex prometeu voltar e está a trabalhar nas razões que o levaram a terminar a relação? Se o seu ex está a fazer terapia, a informá-la dos progressos e a falar sobre a relação e a vontade de reatar, é muito provável que esteja a regressar lentamente.

O seu ex tem objectivos de reconciliação e planos para estar consigo.

Mas se o seu ex está calado, a ignorá-lo, a zangar-se consigo, a chamar-lhe nomes, a falar mal de si e a sair com outras pessoas, é óbvio que o seu ex não está a pensar em voltar para si. O seu ex está a gostar da sua nova vida e não se vê a voltar para si num futuro próximo.

A maior parte das pessoas que abandonam o lar acreditam que nunca mais voltarão a estar com o seu ex. Esta crença é muitas vezes alimentada pelas suas emoções actuais, que podem até vocalizar para o seu ex.

Tendem a pensar assim até se aperceberem de que tomaram o seu ex como garantido e cometeram um grande erro (deixam de se sentir vítimas).

Dito isto, a imagem seguinte mostra como pode saber que o seu ex está a voltar lentamente.

Quer o seu ex regresse lenta ou rapidamente, lembre-se de que o seu ex mostrará ou expressará um desejo ou necessidade de estar consigo. O seu ex quererá estar consigo para evitar a dor e sentir-se feliz.

Preste atenção se o seu ex teve algum problema e descubra o que ele está a tentar obter de si.

Se o seu ex quer ser seu amigo e não mostra qualquer interesse romântico, precisa de se afastar dele, uma vez que ele não tem atualmente quaisquer sentimentos românticos por si e provavelmente não os irá desenvolver tão cedo.

Isso pode mudar no futuro, mas não tem anos para desperdiçar com um ex que pode ou não perceber o seu valor. A vida é demasiado curta e valiosa.

Desistir de voltar lentamente para o seu ex

Aconselho-a vivamente a desistir do método da reconciliação lenta, pois não lhe dará os resultados que pretende, apenas a deixará numa situação de "friend-zoned" e de "strong along".

A comunicação lenta e constante não ganha a corrida quando se trata de voltar a ter um ex. Um tipo diferente de abordagem ganha. Uma abordagem que não requer qualquer comunicação. Chama-se "sem contacto". Este método tem uma taxa de sucesso muito mais elevada e é muito mais seguro, uma vez que dá espaço ao seu ex e permite-lhe distanciar-se.

Ao contrário da comunicação, ajuda-o a recuperar a sua sanidade mental e a encontrar alegria na vida.

Por isso, se está a sofrer com a separação e quer o seu ex de volta, corte com ele imediatamente. Não perca mais tempo, porque quanto mais tempo falar com o seu ex e fingir que está bem com a amizade, mais tempo vai demorar a sarar.

Isto porque vai manter-se esperançado e convencer-se de que o seu ex pode voltar, se pacientemente o fizer regressar.

Embora haja uma pequena possibilidade de o seu ex morder o isco, é muito mais provável que cometa um erro. Esperará demasiado tempo e atenção e, ao fazê-lo, afastará ainda mais o seu ex. Isso, por sua vez, deixá-lo-á mais ansioso e tentá-lo-á a tentar uma abordagem mais direta.

Uma abordagem que ameaça a segurança e o respeito do seu ex por si e destrói as hipóteses de reatarem a relação.

Sei que é assustador, mas é mais saudável para si e melhor para o respeito, a curiosidade e os sentimentos do seu ex, que é representado pela sua força e amor-próprio.

O seu ex vai pensar mais em si e de melhor forma se se afastar após a separação e mostrar que é emocionalmente independente e capaz de viver sem ele.

Por isso, se ainda está a pensar se o seu ex está a voltar lentamente, seja justa consigo mesma e admita que ele não está. O seu ex ainda não encontrou razões para se reconciliar e provavelmente não o fará tão cedo, a não ser que aconteça algo difícil.

Algo que arruíne a perceção que o seu ex tem de si próprio e que desencadeie os seus desejos de validação e segurança.

Qual é a sua opinião sobre este tema? O seu ex está a voltar lentamente para si? Notou alguns sinais de arrependimento? Partilhe as suas observações connosco na área de comentários abaixo.

E se preferir falar sobre o seu ex em privado, inscreva-se para um treino individual connosco.