Por vezes, os ex-namorados querem ser amigos logo após a separação. Para ser sincero, este estranho fenómeno não ocorre com muita frequência, mas é muito mais frequente após separações amigáveis e menos acesas.

Ouvirá algo como: "Estou triste por ter partido o teu coração. Vamos ser amigos por agora e veremos em que pé estamos mais tarde. Talvez acabemos por ficar juntos novamente no futuro".

A terrível friend zone não lhe parece nem um pouco aliciante. Em primeiro lugar, provavelmente pensará para si mesmo: "talvez se eu fingir ser amigo do meu ex, possa provar que estou a crescer e a melhorar. Se não, pelo menos manterei o meu ex na minha vida. Estou tão feliz por o meu ex querer ser meu amigo e não me desprezar".

Como dedicou tanto tempo a essa pessoa e não se sente à vontade com ela, acredita que a amizade que lhe foi oferecida é um roubo. A mistura de ansiedade e medo da perda faz com que pense genuinamente que esta é uma oportunidade única na vida - uma pechincha, destinada a ser aproveitada. Na realidade, é muito, muito menos do que isso.

Eu descreveria o presente de amizade do seu ex como a oferta de um 50º par de meias no Natal: é desnecessário, não presta, é um desperdício de espaço e tempo e nunca será útil.

Fazer um acordo com o diabo

Em primeiro lugar, vai ser quase impossível ser amigo do teu ex logo após a separação. Vais estar demasiado carente e vais querer o teu ex como um louco. O teu estado altamente emocional durante a separação vai fazer com que ajas por impulso e forçar-te a fazer coisas incontroláveis. Coisas como enviar convites e mensagens de uma forma exigente, o que certamente o vai afastar.

O seu ex acabaria por começar a namorar com outra pessoa e você poderia passar por uma turbulência emocional inacreditável. Ficar amigo do seu ex não tem absolutamente nenhum benefício positivo. Você vai estar sempre faminto de validação por causa da ansiedade e da falsa esperança. Concordar em ser amigo é pior do que o inferno. É um ato masoquista para aqueles que gostam de se auto-torturar.

A segunda razão pela qual continuar amigo do seu ex parece rebuscado é que não quer contentar-se com algo tão baixo. Para si, é uma enorme despromoção em termos de estatuto, o que o faz parecer terrivelmente fraco.

Aceitar esta oferta é um sinal de baixa autoestima e confiança. Mesmo que esta pessoa tenha sido sua amiga durante anos, e a relação parecesse melhor do que o próprio céu, voltar a ser amigo é um enorme retrocesso.

Não importa se ele é o único "amigo" da sua vida, nem o quanto se esforçou por ele ou ela no passado. Tudo isso foi apagado tão depressa quanto se pode dizer "ups". O que importa é o aqui e o agora, e não as promessas que foram feitas quando a relação estava em ascensão.

Coisas como "ficaremos sempre juntos e seremos amigos para sempre se acabarmos" são irrelevantes. Veja como está a ser tratada e pergunte a si própria se continuar amiga do seu ex é realmente importante neste momento.

A razão mais importante pela qual manter a amizade com o seu ex não funciona é o facto de ele precisar de espaço e não lhe dar a mesma atenção que dava quando estavam numa relação.

Algo me diz que isso não a deixa exuberantemente feliz, pois agora quer ainda mais do que antes, enquanto o seu ex quer menos ou nada. No que diz respeito às necessidades, é uma completa falta de equilíbrio entre si e o seu ex.

O que significa realmente quando o seu ex quer ser seu amigo?

Na maior parte das vezes (99,9%), as pessoas que deixam a casa sugerem amizade apenas para suavizar o golpe. Este comportamento generoso é, na realidade, apenas um ato de misericórdia e piedade. As pessoas que deixam a casa não estão interessadas numa relação romântica ou de amizade consigo.

Quando alguém não quer ter uma relação consigo por causa de incompatibilidades e desentendimentos, é impossível que essa pessoa sinta necessidade de ter uma amizade consigo.

A rutura não implica apenas a separação física, mas sim uma separação completa. Infelizmente, é uma situação a preto e branco: ou o seu parceiro quer estar consigo ou não o quer ver de todo.

Uma vez que a sua ex não está interessada em ser um casal, é muito provável que também não queira ser sua amiga. A repulsa antes e durante a separação é incrivelmente elevada para a maioria das pessoas que abandonam o lar, daí que ajam de forma fria e distante.

Por isso, num caso raro em que o seu ex diz que quer ser seu amigo, saiba que ele não o quer genuinamente. Ele simplesmente não gosta de a magoar e sente-se mal por lhe ter partido o coração. Além disso, no fundo do seu coração, você sabe que também não quer isso. Ou está tudo dentro ou tudo fora. Não há meio-termo quando se trata de ex.

A minha ex quer ser minha amiga meses depois da separação

Se o seu ex foi frio e cruel durante a separação, é provável que tenha agido assim por uma razão. É possível que tenha começado a ver/falar com outras pessoas e que tenha subido muito no ego. Seja qual for o caso, meses mais tarde, ele está agora a enviar-lhe mensagens e pedidos de amizade do nada.

A razão para isso pode ser o facto de os seus novos amigos não serem tão bons como ele pensava ou talvez existam outros problemas que ele esteja a enfrentar atualmente.

Normalmente, quando um ex volta, ele volta para Em suma, é uma validação que ele procura porque algo ou alguém não está a funcionar bem na sua vida. Quando ele lhe oferecer essa amizade meses depois da separação, fique atenta. Muito raramente os seres humanos agem por aborrecimento e sem qualquer razão.

O mesmo se pode dizer do seu ex quando, de repente, quer voltar a ser seu amigo. Por alguma razão, ele está a tentar entrar de novo na sua vida. Isto pode ser para que não se sinta ressentido pelo que fez depois de alguém o ter magoado. Pode até dizer-se que é o karma a bater à porta e que agora ele está numa missão para "consertar" o que partiu.

Omg omg, o meu ex quer ser meu amigo

Quando o seu ex quer ser seu amigo, isso não significa necessariamente que ele quer mais do que apenas amizade consigo. Muitas vezes, os ex querem ainda menos do que isso. A razão para isso é que as pessoas detestam ser vistas como "más pessoas" e, em vez disso, querem sentir-se redimidas pelos seus pecados (especialmente quando algo corre mal).

A melhor forma de aumentar o seu karma é falar com o ex - a pessoa que magoaram no passado - e pedir-lhe perdão. Para os dumpers, isso é incrivelmente fortalecedor e uma das razões pelas quais os ex voltam às nossas vidas.

Costumo dizer que as pessoas que não sabem o que é, têm muito mais poder do que aquilo de que inicialmente se apercebem. Isto é especialmente verdade se tiverem terminado um namoro de uma forma ridiculamente desrespeitosa através de uma mensagem de texto, se tiverem sido trocadas por outra pessoa, se tiverem sido alvo de ghosting, se tiverem sido tratadas de forma horrível, etc.

Qualquer pessoa que preze os seus valores morais vai arrepender-se das suas más acções num determinado momento no futuro.

Zan

Enquanto tudo estiver bem, os ex-namorados não se vão preocupar com o seu comportamento passado. Não até serem maltratados, isto é, até começarem a arrepender-se do seu comportamento terrível quando forem magoados e desrespeitados da mesma forma que quando desrespeitaram o seu "dumpee". Como sabe, as pessoas não tendem a aprender muito da forma mais agradável. Normalmente é da forma mais difícil,de forma dolorosa.

Não quero ser amiga do meu ex. Quero MAIS!

Chegámos finalmente à parte difícil - a solução mágica para dar a volta à situação com o seu ex e tentar novamente a relação. Então, como é que pode sair da zona de amizade quando o seu ex quer ser seu amigo?

Os rapazes, em particular, têm medo de ser colocados nesse buraco escuro quando começam a gostar de uma rapariga. Têm tanto medo desse lugar escuro que começam a entrar em pânico e a arruinar as suas próprias hipóteses, agindo por impulso.

Tal como quando se começa a namorar com uma pessoa, há muitas coisas que contribuem para a sua atração geral por ela. Estas características pessoais preferidas dependem, naturalmente, de cada indivíduo.

No entanto, existem atributos universais que todas as pessoas neste mundo consideram atraentes. Subliminarmente, o seu parceiro ou ex-parceiro procura coisas que o ajudem a crescer e a tirar o máximo partido da sua vida. Muito egoísta, eu sei. Ele ou ela procura coisas que você possui para que possa elevar o seu estatuto social e a sua saúde em geral.

Estas são as coisas que deve melhorar para seu próprio benefício, bem como para o do seu ex;

  • confiança, autoestima e respeito por si próprio
  • positividade e visão positiva da vida
  • estado físico e mental saudável
  • conhecimentos gerais

Estes são os traços mais importantes: estabilidade emocional, conscienciosidade, sentido de humor, inteligência, sensibilidade emocional, vulnerabilidade, bondade, autenticidade, compaixão, generosidade, humildade, coragem, dinheiro...

Quando se é o máximo que se pode e se torna a melhor versão de si mesmo, as suas hipóteses serão tremendamente maiores.

Tenho de fazer alguma coisa ou ficarei preso no buraco para sempre

Como já referi, tomar medidas quando se está numa posição mais vulnerável é um grande erro. Aceitar a amizade do seu ex e aumentar a carência nunca vai resultar. No capítulo anterior, mencionei algumas coisas positivas em que deve trabalhar para aumentar o seu nível de atração.

Escusado será dizer que ter essas características e tomar iniciativa com o seu ex não funciona bem em conjunto. Enquanto andar atrás dele ou dela, nunca poderá parecer confiante e autossuficiente. Em vez disso, apresenta-se como o oposto - carente e inseguro.

Então, o que é que posso fazer quando o meu ex quer finalmente ser meu amigo?

Fazemos aquilo que dá uma boa imagem de nós próprios, que é a impressão de seguirmos em frente e sermos felizes sozinhos. Vejo muitas vezes os idiotas a rejeitarem a amizade dos seus ex de forma fria e completa.

Dizem algo do género: "Não posso ser teu amigo porque ainda sinto algo por ti. Manda-me uma mensagem se mudares de ideias." De certa forma, estão a defender-se ao dizerem que não se contentam com algo tão baixo.

Se o seu ex quiser conversar consigo e você simplesmente ignorar esse desejo, como é que acha que o reatamento vai funcionar? Ele ou ela vai pensar "Ok, o meu ex ainda está claramente emocionado com tudo isto e quer-me de volta.

Eu sei que essa pessoa é a tua ex, e tu queres ser mais do que um fantoche, e isso é perfeitamente compreensível. Se ela fosse uma pessoa qualquer que te oferecesse amizade, não a aceitarias? O que é que torna a tua ex diferente?

Espera um minuto. Estás a dizer-me para ser amigo do meu ex?

Eu digo que deve aceitar a amizade do seu ex e comportar-se de forma idêntica ao que fazia quando estavam sem contacto por tempo indeterminado. Ao fazê-lo, abre novamente as portas da comunicação, dizendo-lhe silenciosamente: "Estou totalmente bem e podemos voltar a falar como pessoas normais".

Depois de voltarem a ser "amigos", o mais provável é que o seu ex a deixe em paz e que a contacte de vez em quando, quando lhe apetecer. Se foi carente durante a separação, ele vai ficar de guarda levantada e pensar que vai voltar a atacá-lo.

Ao fim de algum tempo, ele vai voltar atrás e reparar que a vossa "amizade" não é o que ele pensava que seria. Não está a correr atrás dele, mas porquê? Poderá estar a sair com outra pessoa e ser realmente mais feliz sem ele? Ele terá de se certificar de que a sua força é real e discernir de onde vem essa fonte.

Repetindo, em vez de fingir que é amiga do seu ex e de se tornar carente, contactando-o e fazendo-lhe várias perguntas, deve aceitar rapidamente a amizade e ficar imediatamente calada.

Utilize a dinâmica "push-pull" e deixe-o fazer a maior parte do trabalho. Quando ele sentir necessidade de falar consigo, ele contactá-lo-á. Lembre-se, é quando ele está pronto para ser amigo, e não tu!

Não se pode falar para voltar a ter uma relação.

Zan

Se se lembrar da citação acima, compreenderá que é o seu ex que tem de fazer todo o trabalho a partir de agora. Tem de ser o seu ex a decidir voltar a ser amigo e tem de ser o seu ex a decidir voltar a ser mais do que amigo. Foi ele ou ela que terminou a relação e, por isso, tem de fazer todo o esforço.

Mesmo que queira mover montanhas e atravessar desertos para estar com o seu ex mais uma vez, deve permitir que ele ou ela comece a reparar as coisas desde o início. Uma vez tomada a decisão de se tornarem "amigos novamente", o seu ex deve começar a iniciar conversas e a conduzi-las também.

O nível de interesse dessa pessoa tem de ser tão elevado que se iguale ao seu desinteresse. Por exemplo, se você fizer 30% das iniciativas, o seu ex deve fazer 70%. Enquanto o seu ex quiser ser amigo e apenas amigo, você deve demonstrar muito pouco interesse.

A razão para isso é que, se mostrar zelo para com ele ou ela, o seu ex retribuirá razoavelmente menos. Porque é que ele teria de se esforçar tanto, se você está a fazer todo o trabalho, certo? No mundo das separações, esta é uma das piores coisas que se pode ter. A falta de cuidado e atenção por parte da pessoa por quem se tem sentimentos é terrível.

A negação ou rejeição não acontecerá desde que mantenha a sua carência sob controlo e não a persiga. Pode salvar a face imitando as acções do seu ex.

Permita que o seu ex o guie, e não o contrário.

Zan

Não está a fazer nenhum jogo com essa pessoa, está apenas a dizer que é isso que está disposto a dar a uma pessoa que não o vê como um igual. Basicamente, significa que tem um grande respeito por si próprio e que prefere afastar-se a tornar-se inseguro e implorar por atenção.

Gostaria de ouvir a vossa opinião: o vosso ex ofereceu-vos amizade? Aceitaram ou rejeitaram educadamente/friamente a oferta? Deixem o vosso comentário abaixo.